segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Quiche de Chuchu e Cenoura






Massa:
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
2 colheres generosas de manteiga
1 ovo

Recheio:
2 cenouras picadas bem miudinho
1 chuchu tbm picado miudinho
Cheiro verde a gosto
Requeijão
1 colher de óleo
2 ovos
1/2 xícara de leite
1/4 de cebola
1/2 lata de creme de leite
1 dentinho de alho
Sal o necessário
Pimenta a gosto
Queijo ralado para gratinar

Massa:
Coloque a farinha em em uma vasilha faça uma cova e coloque ali o ovo, o sal, a manteiga e o açúcar, amasse bem com a ponta dos dedos até formar uma bola.
Embrulhe em plástico e leve a geledeira por uns 15 m.
Depois disto abra a massa forre uma forma (fundo e laterais) e reserve.

Recheio:
Refogue no óleo a cebola e o alho, acrescente o chuchu e a cenoura. Refogue bem, pingue água até ver que estão cozidos, mas sem desmanchar.
Retire do fogo espere esfriar um pouco, acrescente os ovos batidos e o creme de leite, misture muito bem, acrescente o cheiro verde.
Coloque em cima da massa e por cima algumas colheradas de requeijão.
Leve ao forno moderado para assar, quando ver que por cima já está firme, e a massa moreninha, já pode retirar do forno.
Sirva quente ou fria.

Ela é tão boa quente, como gelada.

Achei as fotos tão lindas, que fiquei com dificuldade de escolher uma e coloquei todas que tirei, kkkkkkk.

Para variar, esqueci de marcar na receita de onde peguei, agora não encontro na net.
Se alguém se sentir lesado, pode reclamar que coloco os créditos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Para todos uma semana abençoada por Deus.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Doce de Abóbora

BOM DIA amigos!
Adoro este doce, pra comer de colher (como dizem aqui em casa, rsrs), e é muito fácil de fazer, o trabalho que dá é descascar a abóbora, e colocá-la na panela de pressão, no mais ele sai quase pronto.

Faço assim:
Descasco a abóbora, pico em pedaços pequenos, levo ao fogo em uma panela de pressão, com açúcar, 1 pau de canela e 3 cravos, não tenho uma medida certa.
Coloco de início 1 xícara de açúcar para + ou - 1 quilo de abóbora, que juntamente com a água da abóbora vai cozinhando, deixo cozinhar por uns 10 minutos depois de pegar pressão.
Abro a panela e se a abóbora já estiver cozida, vou amassando com uma colher de pau, até virar uma massa, depois disto não tampo mais, aí é só apurar o doce. Mexendo sempre, e provando pra ver quanto mais de açúcar colocar, não gosto muito doce.
Quando o doce estiver no ponto que vc gosta e a água estiver secando, coloque o coco ralado, tbm a quantidade que gostar. Deixe no fogo mais um pouco para pegar o sabor do coco.
Retire do foto, espere esfriar e leve a gelar, sirva com queijo bem fresquinho, é irresistível, rsrs.


-------------------------------------------------------------------------------------------------

Benefícios da Abóbora:

A abóbora é rica em vitamina A, importante para o bom funcionamento do organismo, e contém o licopeno, um elemento essencial para a visão. A hortaliça também possui vitaminas do complexo B; sais minerais, como o cálcio e o fósforo; além de ser provida de propriedades laxativas e diuréticas.

Por ser muito versátil, a abóbora pode ser consumida de diversas formas, como ingrediente em saladas, pratos quentes, refogados, sopas, pães, bolos, doces, etc. Suas sementes, ricas em ferro, também podem ser torradas e consumidas como aperitivo. Na hora da compra, é aconselhável optar por abóboras sem sinais de ferimentos e que apresentem cascas sem brilho, visto que isso significa que elas já amadureceram.

Fonte:http://www.brasilescola.com/saude/abobora.htm

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Farofa de Jiló, da Nadir

Nadir é uma amiga da família da minha nora Gianni, e agora nossa amiga tbm, uma pessoa maravilhosa.
Ela faz esta farofa que fica deliciosa. Eu, uma jilozeira assumida rsrs, adorei a farofa, e por isto quero passar para vocês.

Vamos a receita:

Ingredientes:
1 quilo de jiló com casca picadinho
100 grs de bacon picadinho
2 ovos
1 cebola média picada
1 lata de milho verde sem água
Sal o necessário
Cheiro verde
Farinha de milho o suficiente

Modo de fazer:
Frite bem o bacon, acrescente a cebola, frite bem. Coloque os ovos mal batidos, e acrescente o jiló. Vá mexendo até ele amolecer um pouco, sempre mexendo.
Depois dele murcho, coloca o milho, a farinha de milho, e o cheiro verde. Prove o sal caso precise acrescente.
Sirva com arroz branco e como acompanhamento de carnes.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

O jiló (Solanum gilo) é o fruto da planta herbácea jiloeiro, muito cultivado no Brasil. É um fruto, geralmente confundido com um legume, famoso por seu gosto amargo. É famosa a canção de Luiz Gonzaga, "Que nem Jiló", em que ele compara as dores da saudade à amargura do jiló:

Ai, quem me dera voltar
Pros braços do meu xodó
Saudade assim faz doer
E amarga que nem jiló

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jil%C3%B3

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

10 anos de Camila!


Hoje é aniversário da minha neta amada, Camila.
Querida, desejo a você, muitos anos de vida, com muita saúde.
Seja muito feliz meu amor.
Vovó e vovô te amam demais.


A bailarina

Cecília Meireles

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá.

Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

(Homenagem de toda nossa família a você Meu Amor)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Amigas queridas, desculpem não visitar vocês como merecem, agora que estou melhorando de uma gripe, vocês sabem bem como é que o corpo fica, tudo doendo, cabeça pesada, corpo ruim, etc.

Tenham uma abençoada semana!

sábado, 21 de janeiro de 2012

BC em homenagem a Welze


A Angela do blog orapitangas sugeriu que a gente fizesse uma homenagem a querida Welze que aniversaria no dia 05 de fevereiro.

As regras são:

1) Divulgar de hoje até 28 /01/12, numa postagem no seu blog, que estará fazendo parte da BC Welze, reproduzindo estas regras

2) Enviar um e mail para : orapitangas@gmail.com, informando que vai participar (aqui tem um pedido de ajuda. alguém mais pode colaborar recebendo copias dos e mail, para colaborar na divulgação em 01/02/12 dos blogs que aderiram a BC Welze?)

3) Usar o logo

4) Postar no dia 05/02/12

5) Ter como título da postagem BC Welze - (o complemento fica em aberto) ex: BC Welze - pão de frios


Para festejar seu ultimo aniversário nossa querida Welze escreveu assim:

QUERO PODER VER E SENTIR ESSAS MARAVILHOSAS VIVÊNCIAS NOVAMENTE.
QUERO PEGAR COM AS MÃOS ESSE MEU TEMPO.

É MEU SIM. É MEU PORQUE OS FIZ, PASSEI POR ELES, NÃO OS DEIXAREI NA CONDIÇÃO DE MERAS LEMBRANÇAS.

ME ACOMPANHARÃO POR OUTRAS VIDAS.
OUTROS ANOS QUE COMEMORAREI.
SE JUNTARÃO NUMA VIDA SÓ.
WelzeLink

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Bolo de Cebolas


Olá amigos.
Passeando pela net encontrei esta receita aqui e resolvi fazer, podem acreditar é deliciosa, principalmente depois de fria.

Vou passar para vocês como está lá no site:
Refogue 3 cebolas picadas e 3 tomates sem peles e sem sementes picados(não tirei a pele o tempo era curto rsrs)
Tempere com sal, pimenta, acrescente salsa e cebolinha e reserve.
No liquidificador, bata 3 ovos, 1/2 xícara de maizena, 1/2 de farinha de trigo e 1 colher de fermento em pó.
Junte a mistura ao refogado de cebola e misture bem.
Coloque em forma de buraco , untada e enfarinhada, e leve ao forno médio por 20m ou até dourar.
Fiz e gostei, fica molhadinha, boa demais...

Uma Boa Quinta Feira a todos!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Strogonoff de Presunto


Esta receita vi no blog da Renata o eternosprazeres, gostei demais, já fiz 2 vezes e inclusive para nossa festa de Natal, todos comeram e repetiram.

Renata, este caderno da sua madrinha, tem que ser guardado a 7 chaves, deve ter receitas maravilhosas como esta.
Brigada amiga por dividir.

Vamos a receita:

Ingredientes:
500 grs de presunto cortados em cubinhos
1/2 copo de vinho branco (250 ml)
1 pte de sopa de cebola
1/2 litro de leite
1 vidro de champinhon
1 colher de manteiga
1 cebola ralada
1/2 vidro de ketchup
1 lata de creme de leite
1 pitada de páprica

Modo de fazer:
Coloque o presunto de molho no vinho e reserve.
Refogue a cebola na manteiga até murchar.
Despeje por cima da cebola o leite, misture o ketchup e coloque a pitada de páprica.
Dissolva aí então a sopa de cebola e misture bem.
Dê uma ligeira fervida e acrescente o presunto com o vinho, espere ferver e engrossar, sempre mexendo para não empelotar.
Junte o champinhon, o creme de leite, corrija o sal e não deixe ferver mais.
E bom proveito, é deliciosoooo...

domingo, 15 de janeiro de 2012

Doce de Figos





Amigas queridas, para minha família, fazer doce de figos é tradição. Todo fim, e começo de ano, tem que ter um docinho deste.
Este ano fiz um pouquinho só para matar a vontade, primeiro pelo preço que anda muito alto, e segundo que não tô podendo limpá-los, o leite que sai machuca minhas mãos, chegando até a sangrar. Para limpar estes aí, coloquei luvas.
O segredo do doce de figos verdinho, eu acredito e tenho quase certeza, que é ser feito no tacho de cobre, (minha avó e minha mãe diziam isto, e faziam um doce de figos deliciosoooo, e verdinho)

Não tenho uma receita certa pra este doce.
Faço assim:
Limpo os figos, os cabinhos tbm, corto em cruz, e levo ao tacho para aferventar.
Faço isto coberto com um pano, de preferência velho, porque vai encardir e nunca mais limpa (tenho um só pra isto) e é muito feio, rsrsrsrs.
São 4 fervuras, todas as vezes escorro a água e deixo esfriar, assim que esfria coloco outra água e levo ao fogo, para nova fervura.
Vocês podem observar que nas primeiras vezes que fervo ele fica feio, amarelo.

A medida que vai fervendo de novo, ele vai cozinhando e ficando cada vez mais verdinho, nada pior do que doce de figos duro (espete um garfo pra ver de esta bem cozido).
Depois das 4 aferventadas, escorra a água faça uma calda rala e coloque os figos, ou já coloque água, o açúcar, 1 pauzinho de canela e cravos. Deixe ferver bastante vá provando, a calda não pode ficar muito fraca mas tbm não muito doce, ferva bastante, até a calda estar do seu gosto e mais apurada (mais grossa), vá provando.
Se a calda ficar muito rala, o doce pode azedar com muita facilidade, mas por outro lado, se ficar muito doce fica enjoativo.

Neste doce em que os figos pesaram 1 quilo, fiz a calda com 1 litro e meio de água e + ou - 4 xícaras de açúcar cristal, deixei engrossar já com os figos e fui provando, quando ficou do meu gosto retirei do fogo.
É um exagero dizer, mais aqui em casa gostamos de comer doce de figos, com doce de leite mole e queijo mineiro fresquinho, tudo junto, rsrsrsrs, depois não queremos engordar kkkkkkkkkkk.


-------------------------------------------------------------------------------------------------

Tradições Populares

O figo é conhecido pelo seu carácter curativo desde há muitos séculos. Pelas suas propriedades regula a digestão, ajuda a ultrapassar o esgotamento, estimula a capacidade de concentração, melhora o ânimo e elimina o nervosismo. O seu uso externo está recomendado para as inflamações da boca, chagas e queimaduras. O figo, pelas suas numerosas sementes, foi, para muitas culturas, símbolo de fé e sabedoria, enquanto que a figueira simboliza a fertilidade. O famoso médico grego Hipócrates, em 400 a.C., já recomendava o figo para combater a desnutrição, enquanto que o seu compatriota Galeno aconselhava aos atletas gregos o consumo de figos como alimento básico das suas dieta. Os figos consumidos durante a Idade Média e o Renascimento, eram utilizados em comidas que se consideravam excelentes. Os figos frescos possuem uma elevada percentagem de água, pelo que o seu valor energético não é muito alto. Cem gramas de figos frescos fornecem 65 calorias e o mesmo peso em frutos secos proporciona 280 calorias. Depois da água, o componente maioritário são os hidratos de carbono, fundamentalmente a sacarose, a glicose e a frutose. O figo fornece todos os aminoácidos essenciais e os lípidos aparecem em muito pequena proporção.




http://www.fotosantesedepois.com/2010/05/26/figo/

Queridos tenham um abençoado domingo!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Retificando a receita de Panquecas.


Meu caro Anônimo.

Na receita abaixo, onde diz uso uma "concha pequena de feijão", a concha é da massa da Panqueca e não de óleo, eu não expliquei direito, rsrs. Nunca usaria uma concha de óleo, a concha é de massa.

Mas mesmo com pouco óleo, não consigo virar, mas não vejo necessidade de virar, ela não fica crua porque a massa fica bem fina, e é até bom porque fica mais macia.

Agradeço sua observação, assim esclareço tbm para alguém que possa ter entendido que seria óleo.
Grata,
Vice.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Parabéns VRenato...


Hoje é aniversário desta pessoa linda... meu filho mais velho VRenato, um filho maravilhoso, que nasceu há 41anos atrás, para nossa alegria.
Acho que não preciso falar aqui, as qualidades dele, pois todos que o conhecem já sabem muito bem disto.

PARABÉNS meu filho, que Deus te dê muita saúde, felicidades e prosperidade, juntamente com esta família maravilhosa que você construiu.


Temos muito orgulho de sermos seu pais.

Vice e Vitor

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Hoje é dia de Aniversário... 42 anos de casamento

Amigos queridos, esta postagem de hoje quero dedicar ao Vitor, meu marido, companheiro e amigo, em todas as horas.
Hoje fazemos 42 anos de casados, e 42a não são 42 dias, é uma vida, e vida como de qualquer mortal com altos e baixos, com brigas e harmonias, com grana e sem grana, etc, rsrs.
Mas da minha parte acho que valeu a pena.
Formamos uma família maravilhosa, com 3 filhos lindos, agora com 3 netos muito amados, 1 nora e 1 genro que queremos muito bem tbm.
Vejam aí nossa história...

E começou assim:

O Namoro

O casamento

A Lua de Mel



E a linda família que formamos

sábado, 7 de janeiro de 2012

Panquecas








Dias atrás fiz estas panquecas, o recheio foi muito simples, carne moída refogadinha, e o molho também simples, mas ficaram deliciosas.
Esta receita é de um livreto antigo que tenho, a massa fica bem líquida, e é muito boa.

Ingredientes:
4 ovos
4 colheres (sopa) de amido de milho (bem cheias)
4 colheres (sopa) de farinha de trigo (bem cheias)
1 colher (sopa) de óleo
3 xícaras (chá) de leite
1 pitada de sal e óleo para pincelar a frigideira

Recheio:
500 grs de carne moída
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho
3/4 xícara de óleo
1 tomate sem pele e sementes
1 colher (sopa) de amido de milho diluída em 1 copo americano de água fria
Água quente o necessário para cozinhar a carne
Salsa picadinha, sal o necessário e pimenta a gosto

Molho de tomates:
Faça o molho de sua preferência.

Modo de fazer:
Recheio:
Numa panela frite, no óleo, a cebola e o dente de alho.
Junte a carne e os temperos. Frite até a carne dourar. Adicione água e cozinhe por 25 m. Junte o amido diluído em água e continue cozinhando mexendo até engrossar. Reserve.

Massa:
Bata no liquidificador todos os ingredientes, ligando e desligando o aparelho para misturar bem.
Frite em frigideira untada com óleo, (minha medida é um concha de feijão, pequena) frite de um lado e se conseguir, vire e frite um pouco do outro lado (eu não frito não consigo virar, rsrs, e fica muito boa assim mesmo)

Vá colocando em um prato, recheie com a carne moída, e coloque em um pirex (que vá ao forno), as camadas já recheadas. Intercale molho, panquecas, queijo ralado.
Leve ao forno moderado para gratinar.
Sirva com um arrozinho branco e uma saladinha.
E bom apetite!

Estas são as panquecas que faço aqui em casa são muito simples, mas todos adoram.

Tenham um MARAVILHOSO Final de Semana!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Hoje é dia de Santos Reis!

Encontrei esta reportagem lá de Nova Resende, e resolvi colocar aqui para vocês verem.
Esta cidade é a terra do maridão, da Mere e onde fui criada desde os 3a de idade, e gostamos muito de lá.



A Cia de Santos Reis de Nova Resende, grupo com 15 integrantes, gravou seu 1º CD em São Sebastião do Paraíso. O trabalho de estúdio foi finalizado em maio, e o primeiro lote de mil CDs deve chegar aos pontos de venda, e nas mãos dos representantes do grupo, em Junho.

Com 12 faixas inéditas e assinadas, cinco delas pelo popular músico, “Tonho Migué”, duas pelo “Cido do Zé Brinho”, duas pelo Tião Venerano, e finalmente três assinadas pelo João Cirineu, o grupo espera esgotar o primeiro lote de CDs na primehttp://www.blogger.com/img/blank.gifira quinzena de junho.

Em média, os integrantes do grupo são foliões de reis há cerca de 20 anos, são eles: Tonho Migué; José Adão; Fuscão Preto; Sival, Nivaldo, Toninho e Cido do Zezé do Zé Brinho; Tião Venerano; Reinaldo Rafael; João Cirineu; Nivaldo do Zé Pedro; participação especial do Leandro da viola e Corrente de Paraíso. Os bastiões são Amadeus Firmino e seu filho.

Reportagem tirada daqui:
http://marceloluisamp.blogspot.com/2011/06/companhia-de-santos-reis-de-nova.html

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Frango da Sônia

Então amigos, está na hora de começar a luta de novo, depois de tanta festa e muita comilança, chegou a hora de comer umas comidinhas mais leves, rsrs. Bastante fruta, água, chás (que tomo todo dia rsrs) de hortelã de preferência, adoroooo...

Agradeço a todas, que deixam seu recado carinhoso, e a todas que me desejaram votos de Boas Festas via recado e email, etc.

Agradeço também minha família pelo apoio e colaboração aqui no bloguito.

É com muito carinho que estou aqui , para dividir com vocês o que faço.

Tenham um ano maravilhosoooo...

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Esta receita foi um pedido da Josy, mas vai pra todas, tá Diana querida pode levar também.
Quem fez pro Natal foi minha cunhada Sônia que cozinha muitíssimo bem, vejam que aspecto bom.
Vamos a receita:


Frango com Palmito:

Ingredientes:
1.600 de peito de frango picado
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
Sal e pimenta a gosto
2 colheres de óleo
5 tomates médios maduros sem sementes e picados
3 xícaras de água quente
Cheiro verde picado
300 grs de palmito picado

Para o Molho Branco:
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) bem cheia de amido de milho
1 pitada de noz moscada
Sal o necessário
1 colher (sopa) de manteiga
Requeijão a vontade

Modo de fazer:
Refogue o frango até ficar dourado, acrescente o restante dos ingredientes e deixe cozinhar até ficar macio.
Quando estiver bem cozido faça o molho branco, acrescente o requeijão e misture bem.
Coloque o frango em uma travessa e cubra com o molho branco.
Salpique salsinha e leve ao forno até dourar.
Se quiser pode colocar oregano por cima.
E bom proveito!