sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Doce de Abóbora

BOM DIA amigos!
Adoro este doce, pra comer de colher (como dizem aqui em casa, rsrs), e é muito fácil de fazer, o trabalho que dá é descascar a abóbora, e colocá-la na panela de pressão, no mais ele sai quase pronto.

Faço assim:
Descasco a abóbora, pico em pedaços pequenos, levo ao fogo em uma panela de pressão, com açúcar, 1 pau de canela e 3 cravos, não tenho uma medida certa.
Coloco de início 1 xícara de açúcar para + ou - 1 quilo de abóbora, que juntamente com a água da abóbora vai cozinhando, deixo cozinhar por uns 10 minutos depois de pegar pressão.
Abro a panela e se a abóbora já estiver cozida, vou amassando com uma colher de pau, até virar uma massa, depois disto não tampo mais, aí é só apurar o doce. Mexendo sempre, e provando pra ver quanto mais de açúcar colocar, não gosto muito doce.
Quando o doce estiver no ponto que vc gosta e a água estiver secando, coloque o coco ralado, tbm a quantidade que gostar. Deixe no fogo mais um pouco para pegar o sabor do coco.
Retire do foto, espere esfriar e leve a gelar, sirva com queijo bem fresquinho, é irresistível, rsrs.


-------------------------------------------------------------------------------------------------

Benefícios da Abóbora:

A abóbora é rica em vitamina A, importante para o bom funcionamento do organismo, e contém o licopeno, um elemento essencial para a visão. A hortaliça também possui vitaminas do complexo B; sais minerais, como o cálcio e o fósforo; além de ser provida de propriedades laxativas e diuréticas.

Por ser muito versátil, a abóbora pode ser consumida de diversas formas, como ingrediente em saladas, pratos quentes, refogados, sopas, pães, bolos, doces, etc. Suas sementes, ricas em ferro, também podem ser torradas e consumidas como aperitivo. Na hora da compra, é aconselhável optar por abóboras sem sinais de ferimentos e que apresentem cascas sem brilho, visto que isso significa que elas já amadureceram.

Fonte:http://www.brasilescola.com/saude/abobora.htm

13 comentários:

Cibele Leite disse...

Delicia eu adoro doces de qualquer tipo, sou formiga assumida, rsrsr

Um super beijo

Andréa Santana disse...

DOCE DE ABÓBORA É IRRESISTÍVEL EU AMOOOOOOO! O SEU FICOU COM UMA COR LINDA!

TENHA UMA ÓTIMO FINAL DE SEMANA!
BJS..♥

Fê Dayrell disse...

Vice ficou de comer rezando, ai minha dieta.
Delícia.
Bjo

Unknown disse...

Vou fazer,agorinha este doce.A abóbora já esta até picada só não vou posta hoje a foto por motivos que meu marido não esta em casa para me ajudar, já que tem uns macetes que só ele sabe resolver para mim rsss.

Ivani disse...

Hummmm doce de abobora bom demais da conta!!!
Ficou lindo! hummmm.
Ótimo final de semana Vice querida.
Bjs
Ivani

Miriam Bralli disse...

Olá Minha Amiga Vice,

A cor ficou linda e o sabor deve estar delicioso, adoro doce de abóbora...


Boa Noite!!!
Seja Sempre Feliz!!
1000 Beijokinhas

Anônimo disse...

Boa noite amiga querida! já tinha saudades de lhe visitar rsrs
Eu também adoro doce de abóbora. E, é tão bom saber que é tão rico e benéfico para o nosso organismo...
deixa lhe contar um segredo, se eu faço deixo um docinho desse no frigorífico toda hora abro e como uma colherada... hahaha
Obrigada por partilhar!
Um maravilhoso e abençoado fim de semana
bjs
Maria

Laura Lucia disse...

Vice,
Quem adorava fazer este doce era minha tia Maria, irmã da mamãe.

Realmente é deliciosa a sua receita.
Beijos, Laura Lucia

Pitadasdilu disse...

Oi Vice! Eu amo esse doce, mas nunca faço, pois só eu gosto aqui em casa. Deu uma vontade...
Um lindo e abençoado fim de semana!
Bjos, Lú.

Maria Inês Feijó disse...

Que delícia que deve ter ficado!!! Parabéns por mais esta deliciosa receita!! Bjs

Maria Arteira disse...

Amiga,
passei para deixar um beijo bem grandão e desejar um lindo domingo....
Obrigada pela carinhosa visita.

Patrícia Gomes disse...

Oi frô!
Eu ando com uma vontadinha de doce e esse teu cairia mega bem, está lindo e me parece delicioso! ;oD

Xerinhos
Paty

Anônimo disse...

Aii que saudades do doce de abobora da minha querida avó...
Saudades mesmo!
Beijos minha querida

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso Olá pessoas queridas, hoje e em cima da hora, trago este panetone muito fácil de fazer. Ai...