sexta-feira, 22 de março de 2019

Doce de Limão Cravo, Capeta ou China, em Calda




Tá aí o meu doce preferido. 
Meio trabalhoso mas vale a pena o sacrifício, é muito bom. 
Faço assim:
Limpo alguns limões mais ou menos 1 duzia (não consigo limpar mais, dá muito trabalho, rsrs), com um ralinho de "pé" daqueles de alumínio, tenho um somente para este fim.
Depois de limpos, faço uma cruz em cada um e retiro os gomos com cuidado para não estragar as cascas, nem sempre consigo, rsrsrsrs.
Vou colocando em uma vasilha com água fria, fica em água por uns 3 dias, sempre trocando a água diariamente e raspando as cascas por dentro com uma colher e com muito cuidado.
No terceiro dia tire um pedacinho de uma casca, prove, e veja se não esta amarga, caso esteja amargando  ainda, troque a água e deixe mais um dia. 
Faça uma calda rala mais ou menos assim: 11/2 litros de água e 4 xícaras de açúcar (vai depender da quantidade de limão) como sempre faço com  poucas cascas minha medida é esta. Coloque alguns paus de canela e alguns cravos. 
Deixe ferver um pouco, depois de fria coloque as cascas e ferva mais, até ver que elas estão cozidas e a calda mais grossa.
Caso gostem mais docinho podem acrescentar mais açúcar.

Minha avó fazia este doce muito bem, colhia os limões com os cabinhos e não deixava estragar nenhuma casca, um capricho só. Pelo jeito não puxei a ela, nem ligo se estragam, quero mesmo é comer logo.
Pra mim este é o melhor doce.
Me faz lembrar a infância, dá muita saudade.

Este limão em cada região recebe um nome, aqui pra nós é chamado de limão China, mas conforme a região ele é chamado de limão Cravo em outras de Capeta.

Ótima semana a todos!

sexta-feira, 15 de março de 2019

Bolo Mármore a minha moda




Aqui na minha cidade tem chovido muito, graças a Deus são chuvas mansas, chove geralmente a tarde horário que saio pra comprar o pãozinho da tarde (adoro pão francês)
Como não gosto de me molhar com chuva hoje não saí e resolvi fazer um bolo.
Neste bolo coloquei uma farinha de coco que tinha e que estava quase vencendo, fui pra cozinha e mãos na massa ou melhor liquidificador na massa, rsrs
O bolo ficou delicioso e fofinho.

Vamos a receita:
4 ovos
1 colher generosa de manteiga
2 colheres de óleo (coloquei de Girassol)
1 1/2 xícaras  de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de coco
2 colheres de coco ralado
2 colheres de queijo mineiro curado ralado
1 xícara de leite 
2 colheres de chocolate em pó
1 colher de fermento em pó

Bater no liquidificador os ovos, o açúcar, o sal, a manteiga, o óleo bater bem. Acrescentar o leite, as farinhas o coco e o queijo ralados, torne bater. 
Acrescentar o fermento em pó, bater levemente, dividir a massa ao meio colocar metade em uma forma de buraco no meio, untada e enfarinhada. Na outra parte coloque o chocolate em pó misture bem e coloque em cima da massa branca.
Leve a assar em forno pré aquecido a 180 graus
Faça o teste do palito quando ele estiver já moreninho
Pode se deliciar com um bom café passado na hora, não há quem resista.
Bom proveito!

 
http://cozinhadavice.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...