sexta-feira, 22 de março de 2019

Doce de Limão Cravo, Capeta ou China, em Calda




Tá aí o meu doce preferido. 
Meio trabalhoso mas vale a pena o sacrifício, é muito bom. 
Faço assim:
Limpo alguns limões mais ou menos 1 duzia (não consigo limpar mais, dá muito trabalho, rsrs), com um ralinho de "pé" daqueles de alumínio, tenho um somente para este fim.
Depois de limpos, faço uma cruz em cada um e retiro os gomos com cuidado para não estragar as cascas, nem sempre consigo, rsrsrsrs.
Vou colocando em uma vasilha com água fria, fica em água por uns 3 dias, sempre trocando a água diariamente e raspando as cascas por dentro com uma colher e com muito cuidado.
No terceiro dia tire um pedacinho de uma casca, prove, e veja se não esta amarga, caso esteja amargando  ainda, troque a água e deixe mais um dia. 
Faça uma calda rala mais ou menos assim: 11/2 litros de água e 4 xícaras de açúcar (vai depender da quantidade de limão) como sempre faço com  poucas cascas minha medida é esta. Coloque alguns paus de canela e alguns cravos. 
Deixe ferver um pouco, depois de fria coloque as cascas e ferva mais, até ver que elas estão cozidas e a calda mais grossa.
Caso gostem mais docinho podem acrescentar mais açúcar.

Minha avó fazia este doce muito bem, colhia os limões com os cabinhos e não deixava estragar nenhuma casca, um capricho só. Pelo jeito não puxei a ela, nem ligo se estragam, quero mesmo é comer logo.
Pra mim este é o melhor doce.
Me faz lembrar a infância, dá muita saudade.

Este limão em cada região recebe um nome, aqui pra nós é chamado de limão China, mas conforme a região ele é chamado de limão Cravo em outras de Capeta.

Ótima semana a todos!

14 comentários:

Andréa Santana disse...

Vice minha querida,
doce de limão é muito gostoso, mesmo com tanto trabalho vale a pena, tenho uma receita mas ainda não a coloquei em prática, o seu tem gostinho de quero mais!

Bjs, ótima semana!

Anajá Schmitz disse...

Que delicia esse doce, minha mãe sempre fazia, tenho os limão em casa e nunca faço.
Tenha uma ótima semana.

Cibele Leite disse...

Já imagino esse doce em potes bem lindos, para presentear as tias no natal, adorei a dica, bjs

Josy disse...

Hummmm....que delicia Vice, esse doce lembrou minha infância também, minha mãe fazia muito. Deu saudades viu? Ficou lindo seu doce miga. Beijinhos, boa semana

Milton Kennedy disse...

Bom dia Vicentina,
lembrou-me a infância também... uma vizinha fazia um doce parecido com esse (porém de laranja).
Grande abraço.

Unknown disse...

Bom dia de sábado!!
Amiga é é um dos meus doces favoritos
minha mãe viu a dorou, ficamos com água na boca hummm na foto está lindoooo
Um abraço com carinho
Bjuss
____________Rita!
(¯`v´¯)
`·. ¸.·´
☻/
/▌

Nani disse...

Outro dia comi em um festival gastronômico em Igarapé, fiquei louca pra aprender como faz pois é uma delicia, mas confesso que ao ler suas palavras do trabalhoso fiquei desanimada. Mas que é bom, ah isso é!
Parabéns pois fazer este doce é pra poucos!

Clago disse...

Adoro este Doce D.Vicentina...inclusive preparei os frutos ontem...4 horas de preparação..40 deles demorou muito...mais vale a pena viu...Bjs..

Clago disse...

Adoro este Doce D.Vicentina...inclusive preparei os frutos ontem...4 horas de preparação..40 deles demorou muito...mais vale a pena viu...Bjs..

Clago disse...

Adoro este Doce D.Vicentina...inclusive preparei os frutos ontem...4 horas de preparação..40 deles demorou muito...mais vale a pena viu...Bjs..

Clago disse...

Adoro este Doce D.Vicentina...inclusive preparei os frutos ontem...4 horas de preparação..40 deles demorou muito...mais vale a pena viu...Bjs..

Unknown disse...

Aqui em Minas chamamos de limão capeta imagino q seja muito gostoso mas nunca comi quero fazer. E tenho uma ideia e uma sugestão Será q se colocar bicarbonado pra ferver ele não ajuda a tirar o amargo? Fiz doce de mamão verde q também pode amargar mas peguuei Intenet a receita que coloca bicarbonato na água fervida e depois coloquei o mamão deixei ferver e fiz no mesmo dia ficou ótimo sem nenhum amargo uma delícia

عبده العمراوى disse...



شركة مكافحة النمل الابيض بالدمام
شركة تنظيف منازل بصفوى

RAFAEL disse...

Para retirar o gosto amargo das cascas de limão, não é preciso deixar de molho por três dias. É só fazer pelo menos três fervuras, até o gosto amargo sair. Fica a dica!

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso Olá pessoas queridas, hoje e em cima da hora, trago este panetone muito fácil de fazer. Ai...