Ingredientes:
1 folha de rapadura picadinha
2 copos duplos de leite
1 pitada de bicarbonato
300 grs de amendoim torrado e moído.
Modo de fazer:
Dissolva a rapadura no leite e a pitada de bicarbonato, deixe ferver e vá tirando a espuma que forma em cima com uma escumadeira. Quando começar a engrossar faça puxa pingando a calda na água, esta precisa estar bem firme. Desligue o fogo, põe o amendoim e bata até engrossar, antes de esfriar totalmente, espalhe em uma assadeira, quando esfriar mais um pouco pode cortar.
Este docinho delicioso quem fazia muito era minha tia Bela, e muito bem, lembro com muita saudade "Daquele Tempo de Criança" como era bom.
Origem do nome Pé-de-Moleque:
O pé-de-moleque é um doce original da culinária brasileira que surgiu por volta do século XVI com a chegada da cana-de-açúcar à Capitania de São Vicente, trazida pelo navegador Martin Afonso de Sousa.
Acredita-se em duas versões para a origem do nome deste doce. A primeira delas diz que a própria aparência do doce depois de pronto, tem semelhança com a cor e calos dos pés dos moleques que viviam correndo descalços pelas ruas de terra batida. Já a outra versão, fala das cozinheiras das fazendas que eram assediadas pelas crianças da vizinhança que suplicavam por um pouco de doce enquanto as cozinheiras mexiam seus tachos no preparo da massa. Nestes momentos elas diziam a eles: – Pede, moleque!.
Independentemente de qual for a verdadeira origem do nome, o mais importante é o fato de que este é um dos doces mais apreciados no país, sendo bastante consumido, principalmente, nas festas juninas e julinas pelo Brasil afora.
http://www.barracaamarela.com.br/historia-pe-de-moleque/
13 comentários:
Vi meu anjinho, que delíciaaaa!!!Tem coisas da infância que marcam bastante, né?!!!Amei o post sobre Sto Antônio, é muito bom ler a história deste santo, ainda mais nos dias de hoje...nos faz meditar!!!Fique com Deus!!!Bj gde,Rê.
Olá Vice,
Que delícia de Pé de Moleque, tenho algumas receitas mais essa é a primeira vez que vejo, deve ficar muito bom!!!
Maravilhosa, Vice....
Tenha um dia repleto de Harmonia!!!
1000 Beijokinhas
Meu docinho de côco, ou será pé de moleque? rsrs...amo esses doces "juninos"...canjica, cocada, pé de moleque, maria mole....ui...aí em Minas vcs levam a sério essa coisa das festas juninas...por aqui, só mesmo nas quermesses de igrejas...
Olha, querida, vim tb te agradecer seu imenso carinho por mim viu?
São essas coisas que fazem a vida valer a pena!
obrigada e mil beijos doces procê!
Já ouvi muito falar nesse pé de moleque. Aqui em Pernambuco fazemos um bolo chamado pé de moleque que é muito bom (quer dizer... fazemos não né? porque nunca fiz mas adoro comer). Um abraço!
Que delicia Vice, meu noivo amaaaaaa... pé de moleque, vou fazer essa receita para ele! Obrigada por partilhar! Bjinhos
olá lindona. essa receita eu não conhecia. adoro rapadura mineira. parece ficar bem macio. farei essa receita da próxima vez.
Oi Vice!
Sou apaixonada por pé de moleque; é um dos meus muitos favoritos...rsrsrs.
O seu está lindo!
Beijos.
Vice, que gostoso! Amo pé de moleque. Aliás adoro tudo com amendoim. Me deu água na boca!
bjs
Olá Vicentina!
Q. receita deliciosa,amo pé de moleque,com leite fica ótimo ele fica mais macio mto boa receita.
Boa noite e uma abençoada semana pra vc.
Ana.
Vice, agora você judiou!!!
Menina, que doce boooooommmmmm....
Ai, ai... amei!
Bjinhos,
Eliane
receitaserecipestop.blogspot.com
Oi Vice
Menina, vc e seus docinhos maravilhosos!!! Adoro pé de moleque, pena que na minha casa ninguem mais gosta...aí não posso fazer se não como todos!!! rsss
Quanto ao chá lá do blog, te digo que ele é mais bonito do que realmente gostoso viu? Mas vale só pela beleza de ver a florzinha se abrindo! É lindo!
Um abraço pra vc,
Vice, que delícia de doce! Adorei saber a origem do nome do pé de moleque.
bjk
Dona Vicentina, ando de amores por seu blog. Dá vontade de ir comer ai na sua casa.
Ai irei conhece-las vc e sua filha.
Beijos Priscila (Contagem)
Postar um comentário