
Amigas queridas, para minha família, fazer doce de figos é tradição. Todo fim, e começo de ano, tem que ter um docinho deste.
Este ano fiz um pouquinho só para matar a vontade, primeiro pelo preço que anda muito alto, e segundo que não tô podendo limpá-los, o leite que sai machuca minhas mãos, chegando até a sangrar. Para limpar estes aí, coloquei luvas.
O segredo do doce de figos verdinho, eu acredito e tenho quase certeza, que é ser feito no tacho de cobre, (minha avó e minha mãe diziam isto, e faziam um doce de figos deliciosoooo, e verdinho)
Não tenho uma receita certa pra este doce.
Faço assim:
Limpo os figos, os cabinhos tbm, corto em cruz, e levo ao tacho para aferventar.
Faço isto coberto com um pano, de preferência velho, porque vai encardir e nunca mais limpa (tenho um só pra isto) e é muito feio, rsrsrsrs.
São 4 fervuras, todas as vezes escorro a água e deixo esfriar, assim que esfria coloco outra água e levo ao fogo, para nova fervura.
Vocês podem observar que nas primeiras vezes que fervo ele fica feio, amarelo.
A medida que vai fervendo de novo, ele vai cozinhando e ficando cada vez mais verdinho, nada pior do que doce de figos duro (espete um garfo pra ver de esta bem cozido).
Depois das 4 aferventadas, escorra a água faça uma calda rala e coloque os figos, ou já coloque água, o açúcar, 1 pauzinho de canela e cravos. Deixe ferver bastante vá provando, a calda não pode ficar muito fraca mas tbm não muito doce, ferva bastante, até a calda estar do seu gosto e mais apurada (mais grossa), vá provando.
Se a calda ficar muito rala, o doce pode azedar com muita facilidade, mas por outro lado, se ficar muito doce fica enjoativo.
Neste doce em que os figos pesaram 1 quilo, fiz a calda com 1 litro e meio de água e + ou - 4 xícaras de açúcar cristal, deixei engrossar já com os figos e fui provando, quando ficou do meu gosto retirei do fogo.É um exagero dizer, mais aqui em casa gostamos de comer doce de figos, com doce de leite mole e queijo mineiro fresquinho, tudo junto, rsrsrsrs, depois não queremos engordar kkkkkkkkkkk.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Tradições Populares
O figo é conhecido pelo seu carácter curativo desde há muitos séculos. Pelas suas propriedades regula a digestão, ajuda a ultrapassar o esgotamento, estimula a capacidade de concentração, melhora o ânimo e elimina o nervosismo. O seu uso externo está recomendado para as inflamações da boca, chagas e queimaduras. O figo, pelas suas numerosas sementes, foi, para muitas culturas, símbolo de fé e sabedoria, enquanto que a figueira simboliza a fertilidade. O famoso médico grego Hipócrates, em 400 a.C., já recomendava o figo para combater a desnutrição, enquanto que o seu compatriota Galeno aconselhava aos atletas gregos o consumo de figos como alimento básico das suas dieta. Os figos consumidos durante a Idade Média e o Renascimento, eram utilizados em comidas que se consideravam excelentes. Os figos frescos possuem uma elevada percentagem de água, pelo que o seu valor energético não é muito alto. Cem gramas de figos frescos fornecem 65 calorias e o mesmo peso em frutos secos proporciona 280 calorias. Depois da água, o componente maioritário são os hidratos de carbono, fundamentalmente a sacarose, a glicose e a frutose. O figo fornece todos os aminoácidos essenciais e os lípidos aparecem em muito pequena proporção.
http://www.fotosantesedepois.com/2010/05/26/figo/
Queridos tenham um abençoado domingo!
Comentários
TEM PROMOÇÃO NO MEU BLOG PARTICIPE!
FICA COM DEUS, BOM DOMINGO!
BJS..♥
Bjs
Maura
Maravilha de doce esse seu!
Que beleza de doce de figo. Eu adoro, puro, acompanhado com doce de leite ou doce de pau de mamão, com uma generosa fatia de queijo, é tudo de bom.
Bjo
Nunca fiz, porque eu acho que dá um trabalhão rs.
O seu ficou lindo! Me deu água na boca! rs
Ótimo inicio de semana amiga.
Bjks
Ivani
Amo doce de figo... O seu deve ter ficado DELICIOSO...
Eu sempre comprei pronto... Mas, agora posso experimentar fazer...
Muito obrigada pela receita...
Beijos, Irene
Tem sorteio la no blog... Passa por lá :)
Bjs
abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com
Já vi minha sogra preparando e confesso, limpá-los não é para mim, não tenho paciência.
Mas, comer ahhhhhhh...isso eu sei direitinho, rsrsrs!
Um doce divino, que quando não encontro fresquinho compro em lata mesmo, só pra matar a vontade!
Bjuss!!!
Esse seu doce está com uma carinha de estar muito bom, Vice.
Beijinhos
Fiquei morrendo de vontade, inclusive do especial com Doce de Leite e Queijo, rsrsrssr amei!!!!
Fica Bem!!!
1000 Beijokinhas
nesta época de natal.
A diferença é que não usamos cravo,senão perde o gosto do figo.
Usamos umas 3 folhas do figo, que são colocadas na calda para ferver junto com o figo até ficar no ponto. Isto é, uma calda não muito rala. Fica MARAVILHOSO!!! mas adorei suas explicações. Foi a melhor que encontrei.
Elizaida
Bjs e obgada pelas dicas