quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Biscoito de Polvilho da vó Maria



Ingredientes:
1 quilo de plovilho azedo
1 prato razo de farinha de milho(deixar de molho no leite para amolecer)
Sal o necessário + ou - 1 1/2 colher de sopa
2 conchas de banha de porco
1 copo (tipo requeijão) de leite
6 ovos
1 copo (tipo requeijão) de água

Modo de fazer:
Coloque o polvilho em uma vasilha grande onde dê para amassar.
Faça uma salmoura com a água e o sal
Sove muito bem o polvilho para que desmanche os gruminhos, vá pingando a salmoura para ajudar. Ferva o leite com a banha, e escalde o polvilho já bem sovado, espere esfriar.
Vá colocando os ovos um a um e amassando bem, coloque a farinha de milho ja amolecida, misture muito bem, caso precise amoleça com água ou leite.
Enrole e coloque em forma untada, leve a assar em forno quente.
Muito bom com um cafezinho quentinho.

16 comentários:

Unknown disse...

Vice, biscoito de polvilho tem endereço certo aqui em casa...vou fazer no fim de semana, meus filhos amam...deixa só eu comprar a banha...mas me diz aqui: o prato raso é um prato de sopa né? Brigada flor, que delícia!!!!

Unknown disse...

Ah, mais duas coisas: a banha é medida gelada, ou amolecida, ou derretida? e a farinha de milho é farinha mesmo, daquela grossa né? Não é fubá não né? Desculpa Vice, é pra não fazer besteira né...rsss

Fabiana disse...

Vice,
Adoro essas receitinhas com cara de mãe ou de avó....
minha mãe sempre fazia...
me empolguei com a sua receita, mas também fiquei com a mesma dúvida da Re.
beijos

Patrícia Gomes disse...

Ai, Vice, eu adoro e me bateu uma saudade de quando era criança lá no Sul de Minas, e que minha madrinha sempre fazia e me dava.. ai ai...
Bão dimais da conta, sô! ;oD

Xêros, frô!
Paty

Iliane disse...

eu amo biscoito de polvilho....e..os seus ficaram lindos...njus amiga...li

»¤Þ䵣䤫 disse...

Biscoito de polvilho é tão bom, em casa todo mundo adora! Vou anotar a receita! Bjos

Maria Inês Feijó disse...

Oi Vice!! Mas que coisa mais deliciosa!!! Receita copiada!!! Bjão

Papinha Doce disse...

Estes biscoitos de polvilho da vó Maria, tem óptimo aspecto, gostava de provar.

Bjinhos
Papinha Doce

Fla disse...

Viceeeee que maravilha.
Quase dá pra sentir o gostinho daqui.
Bjs

Glorinha L de Lion disse...

Nossa que delícia...fiquei com a boca cheia d'água...saudades...beijos,

Maria Célia disse...

Oi Vice
Biscoito de polvilho feito em casa é tudo de bom.
E que cara boa !!
Bjo

Chef Daniel Deywes disse...

Aqui onde moramos falamos PORVIU rsrsrsrs

E eu amo biscoito de PORVIU...


abraço
Daniel MOura
http://feitonahora.blogspot.com

Anônimo disse...

Good day I was fortunate to find your blog in wordpress
your Topics is splendid
I get a lot in your website really thank your very much
btw the theme of you blog is really fine
where can find it

Trainee de Cozinheira disse...

Que lindos esses biscoitos, eu nunca acero, já tentei uma vez e acho que a receita estava errada, mas acho que vou anotar a sua, bjs
Maura

Carminha Lyra Andrade disse...

Olá.
Achei seu blog por acaso e adorei.
Essa receitinha me deixou babando rsrs... Vou fazer pra minha filha.
Parabéns!
Vou te seguir.

Dá uma passadinha no meu.
Bjos.

http://fazergourmet.blogspot.com

® disse...

Vih,
Quitanda purinha de Minas, hein?!
Gosto tanto desses biscoitinhos... todos sentados no terreiro esperando o café... e muita prosa boa! Ô sardáade! Adorei passar por aqui...
Um bejim grande, grande!

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso Olá pessoas queridas, hoje e em cima da hora, trago este panetone muito fácil de fazer. Ai...