sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Charutos de folha de uva







Como todas sabem que fui passear na minha terra natal, e de lá do quintal da casa da minha vó Chiquinha (que hoje está morando no céu) eu trouxe algumas folhas de uva. Lá tem uma parreira e está carregada de cachinhos de uva, mas com muito cuidado para não machucá-los, fui com uma tesoura e cortei algumas folhas e trouxe para fazer os charutinhos.
Esta receita na integra esta aqui no Rainhas do Lar, mas eu fiz com as minhas medidas porque a quantidade de folhas era pouca.
Vamos a receita:

Ingredientes:
25o grs de colchão mole moido
1 xícara de arroz cru lavado e escorrido
1/2 cebola ralada
Pimenta síria (coloquei pimenta do reino)
1 colherinha (chá) de tahine
1 dente de alho amassado
Salsinha picadinha
Folhas de hortelã picadinhas (coloquei umas 5)
Sal a gosto
1 colher de óleo

Modo de fazer:
Corte com uma tesoura de cozinha os cabinhos das folhas, e afervente-as para amaciá-las.
Prepare a carne com todos os temperos, misturando bem.
As folhas maiores podem ser cortadas ao meio.
Coloque uma quantidade da carne em cima da folha, mais ou menos da grossura de um dedo.
Enrole e vá colocando em uma panela que já foi regada com óleo e forrada com uma folha mais velha, depois de todos feitos, regue com 1 caldo de carne ou legumes dissolvido em água quente, pode colocar um tomate picadinho (eu não coloquei) óleo, cebola em rodelas e leve ao fogo baixo para ir cozinhando devagar, coloque um prato de louça por cima eu coloquei um pires para eles não boiarem, vá provando o sal e colocando o caldo aos poucos. No final eles devem estar sequinhos, e bem cozidos.
Fiz na minha panela "pretinha" de pedra.
Ficaram deliciosos, sirva regado com azeite, ou coalhada seca.

Com estes charutinhos faço minha homenagem a minha tia Elvira que fazia muito bem este prato e eu recordo com muita saudade.
Bom Final de Semana a todas (os)

10 comentários:

Fabiana disse...

Vice,
Já ouvi falar muito nesse prato,
mas acho tão dificil achar as folhas de uvas, que nunca testei.
Bom, mas agora com minha curiosidade aguçada, sempre estou fuçando aqui e ali, atras dessas novidades.
Os seus charutinhos ficaram perfeitos, e tenho certeza que ficaram maravilhosos
beijos e um ótimo final de semana

Cantinho da Jana!!! disse...

ai Vice vc me deixou com água na boca agora...Adoro charutos com folha de uva, mas como não encontro por aqui vou improvisando com couve, repolho...rsrs
Muuuuito bom

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Cantinho da Jana!!! disse...

ai Vice vc me deixou com água na boca agora...Adoro charutos com folha de uva, mas como não encontro por aqui vou improvisando com couve, repolho...rsrs
Muuuuito bom

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Patrícia Gomes disse...

Ai que vontade, Vince!! Amo charutos com folha de uva... Pena que por aqui não conheça ninguém que tenha ao menos uma parreira! ;o(

Os teus estão lindos, e tenho certeza que o sabor estava divino! ;oD

Xerinhos
Paty

Chef Daniel Deywes disse...

Faz muito tempo que não vejo charutos de folha de uva. QUando eu ia para SP, tinha um rodizio de comidas árabes e sempre comiamos esse charutinho, muiiiiiiiiito gostoso.

Se eu achar folhas de uvas aqui em Itajubá, quero fazer essa receita...

abraço
Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com/

Maria Célia disse...

Oi Vice
Já comi charutos de folhas de uva em restaurantes.
Minha cunhada faz vez ou outra com folhas de couve, também é gostoso, mais de uva são melhores.
Visual apetitoso.
Bjos

Laura Lucia disse...

Vice,
Fiquei morrendo de desejo de comer estes charutinhos com folha de parreira. Adoro, mas faz anos que não como. Muito bom ver esta sua receita saborosa.

Obrigada, querida, pela força que você tem me dado neste período difícil. Ajudou-me demais. Um grande beijo, Laura Lucia

welze disse...

que delícia Vice e feito nessa panela, então, aí não tem pra ninguém. Parabéns ao seu bonitão. Desejo ao Vitor muita felicidade, amor, carinho, respeito e mais tudo de bom que existir. Continuem muito felizes.

Glorinha L de Lion disse...

HUMMMM Que delícia Vice, adoro comida árabe! Difícil é achar as folhas de uva por aqui...beijos,

Priscila Beneducci disse...

Vicentina feliz 2011 para vc, quantas delicias vc fez.

Eu amo charuto de folha de uva, aqui em MG só comi pagando lá no Habibs.

Aquele biscoito de polvilho com farinha de milho flocada, eu nao conhecia, deve ficar muito bom.

Este ano, já ate anotei algumas receitas de cookies e biscoitos e pretendo meter a mao na massa neste tipo de receita, Vou fazer.

Aque seu molho branco com sopa creme de cebola já esta na minha dispensa, logo vou postar no blog. Adorei ele.

Beijos Priscila

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso Olá pessoas queridas, hoje e em cima da hora, trago este panetone muito fácil de fazer. Ai...