sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Antepasto de Jiló


Amigas como eu gosto muito de Jiló e tinha alguns aqui na geladeira resolvi fazer este antepasto, só eu comi rsrs, meu marido não gosta então eu aproveitei e embarquei rsrs, ficou uma delícia.
Fiz assim:
Peguei alguns jilós (300 grs) lavei muito bem, cortei em 4 partes e aferventei em água e sal, só para dar uma amolecida, escorri e reservei.

A parte fiz um molho assim:
1 xícara (chá) de água
1 punhado de orégano
1 tablete de caldo de galinha
1 folha de louro
Cheiro verde
1 xícara (café) de óleo (usei óleo de milho)
1/2 cebola picadinha

Levei tudo ao fogo deixei ferver bem, quando a cebola estava murcha, retirei do fogo, acrescentei 1 xícara (café) de vinagre e 1 de azeite, coloquei o jiló em uma vasilha onde ia servir e joguei por cima este molho quente, misturei bem, salpiquei com cebolinha, se quiser pode regar com mais azeite, abafe e espere esfriar para servir.

Jiló :

Benefícios:
-Uma razoável fonte de carboidratos e proteínas
- Boa fonte de minerais como cálcio, fósforo e ferro
- Boa quantidade das vitaminas A, C e do complexo B

Inconveniente:
- Possui um gosto muito amargo.

Geralmente considerado como um legume, o jiló é na realidade o fruto de uma planta da família das solanáceas, tal como a berinjela. sua origem é desconhecida, mas é muito abundante na África e no Brasil.

O jiló só deve ser consumido antes de amadurecer e deve ser cozido. Seu sabor amargo é apreciado apenas por um pequeno número de pessoas, mas apesar disso ele é uma razoável fonte de carboidratos e proteínas, além de uma boa fonte de minerais como cálcio, fósforo e ferro. O jiló possui ainda uma boa quantidade de vitaminas A e C, além de vitaminas do complexo B, particularmente a niacina.
Na região sudeste, é comum alguns bares e botequins oferecem o jiló como um tira-gosto de bebidas alcoólicas. Nesses casos, ele é uma boa alternativa porque, ao contrário dos demais acompanhamentos fritos em óleo (torresmos, lingüiças,sardinhas, etc.) oferecidos nesses tipos de estabelecimentos, ele é servido cozido e, portanto, possui muito menos calorias. O jiló pode ainda entrar como ingrediente de cozidos, substituindo algum outro legume desse prato.
Terapeuticamente, o jiló é recomendado como um estimulante do metabolismo hepático e um regulador digestivo. Considera-se também que ele possua propriedades antidiarréicas e mineralizantes.
Nas áreas rurais do Brasil, onde também é chamado de jinjilo, o jiló cozido é utilizado como tratamento contra resfriados, gripes e estados febris.


http://www.ufms.br/horta/hortalicas.htm

17 comentários:

»¤Þ䵣䤫 disse...

Oi Vice que saudade! Eu gosto de jiló tmb, principalmente fritinho, sabe! Hummm... Que delicia, amei sua receita, vou anotar aqui, obrigada pelo carinho! Beijos

Papinha Doce disse...

Não conhecia esse legume Jiló, julgo que seja um fruto.

Beijinhos
Papinha Doce

Glorinha L de Lion disse...

Vice querida! Há quanto tempo não passava aqui...e logo hj dou de cara com jiló? Ah, não gosto não, apesar de vc dizer que é bom pra saúde...eu gosto é de maxixe que eu acho que é o irmão mais comportado do jiló...hehe menos amargo...beijos amore!

Iliane disse...

Vice querida..se você diz que é gostoso!!rssss..eu tento acreditar!!!!mas...emfim..a foto ficou linda!tem muita gente que ama jiló!!!!!bjus amiga..li

Trainee de Cozinheira disse...

Meu filho adora jiló Vice vou anotar prá fazer prá ele, mas eu mesmo aou que nem seu marido não gosto muito, bjs
Maura

Fabiana disse...

Vice,
Apesar de muitos fazerem cara feia, eu gosto de jiló.
só nao faco, porque os filhos nao gostam muito.
e esse antepasto deve ter ficado uma delicia, sorte a sua que comeu tudo sozinha..kkkkk
beijos

Bolo disse...

oi Vice !!
vim te deixar um beijo e ótimo feriadão!
tu sabe que conheci jiló quando morei em minas em uberlândia mas meninas não houve jeito de gostar ... mas não posso deixar de elogiar que nessa foto ele parece tão saboroso! beijokas grande

Fla disse...

Aiiii Vice, não consigo comer, mas minha mãe ama!
=)
E eu achei o prato lindo.
Bjs

Mary - Strawberrycandy disse...

Parece ser delicioso!
Beijinhos

Anônimo disse...

Vice, eu adoro jiló!!!!
Numca vejo jiló aqui em Portugal. Kiabo ainda encontro algumas
vezes... Mas jiló acredito que não tem mesmo. Até fiquei com saudade... rsrs
Bom fim de semana!
Bjs

Drika disse...

Nunca provei jiló. Sou curiosa para provar. heh

Adriana disse...

Vice querida não fica amargo??? eu gosto de jiló sabe como? cru com sal rssss.
Beijos e lindo fim de semana.

Chef Daniel Deywes disse...

Eu já não sou apreciador de jiló, porém minha esposa gosta então eu faço para ela frito.

Vou fazer essa receita para agradar a patroinha em casa rsrsrs


abraço
Daniel MOura
http://feitonahora.blogspot.com/

Rachel disse...

Vice, eu ta,bém adoro jiló, não consigo entender quem não gosta, é tão saboroso e nem é tão amargo assim.
Adorei a idéia do antepasto!
Bjuss e lindo fim de semana para vocês!!!

Maria Célia disse...

OI Vice
Meu marido adora jiló, principalmente com angu e carne de porco.
Gosta também como petisco e uma cervejinha, cru mesmo com bastante azeite e orégano.
Bjos

Cantinho da Jana!!! disse...

apesar de muitos torcerem o nariz eu sou diferente...eu adoro jiló...rsrs
Adoro tudo amarguinho...gairova, almeirão....e jilóóó...hehehe

adorei

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Priscila Beneducci disse...

Eu preciso aprender apreciar Jilo.

Gosto muito das suas receitas, aquela seu Molho Branco em Po foi uma das melhores ideias que já vi, foi ensinada no programa do Gugu e eu tinha me esquecido.

Amo sopa de abobora, com gorgonzola ou probolene eu nao conheica. Pri

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso Olá pessoas queridas, hoje e em cima da hora, trago este panetone muito fácil de fazer. Ai...