domingo, 26 de setembro de 2010

26 de setembro - Dia mundial do Coração


Imagem:
http://www.afh.bio.br/cardio/Cardio2.asp

Uma porção de 100 g de ovo cozido tem 397 mg; veja aqui o teor de outros alimentos
Você sabia que o bife de fígado contém mais colesterol do que o ovo? E que 100 gramas de camarão cozido têm mais do que a mesma quantidade de toucinho frito? Controlar a quantidade de colesterol no dia a dia exige informação e um pouco de matemática. Neste Dia Mundial do Coração (26), a nutricionista clínica Maria Beatriz Ross, do Hospital do Coração, em São Paulo, dá algumas dicas de como evitar excessos:

O colesterol é um tipo de álcool presente nos produtos de origem animal. "A gente consome colesterol, mas também o produz", esclarece a nutricionista. O componente é essencial para o bom funcionamento do organismo. No entanto, pessoas que apresentam níveis elevados de colesterol ruim (LDL) no sangue têm de controlar a alimentação e, em alguns casos, aliar a dieta ao uso de medicamentos.
Ross ensina que o recomendável é não consumir mais do que 300 mg de colesterol por dia. Como nem sempre é possível andar com tabelas e calculadora à mão, a nutricionista dá alguns conselhos para reduzir a ingestão de colesterol durante as refeições:

- Tire sempre a gordura aparente das carnes.

- Ao consumir carne vermelha, dê preferência aos cortes mais magros, como patinho, lagarto e filé mignon. Em relação às aves, evite a pele.

- Embora seja rico em ferro e importante na dieta de quem sofre de anemia, o fígado bovino contém muito colesterol. Tome cuidado.

- A carne de porco não é vilã, como muitos pensam. Cortes como o filé mignon e o lombo são bem pobres em colesterol. Mas, como a gordura é o que dá sabor às carnes, servir os cortes magros com molho pode ser necessário.

- Alguns crustáceos são bastante ricos em colesterol, como é o caso do camarão (que contém 241 mg em cada porção de 100 g). Quem possui colesterol alto no sangue deve consumir com moderação.

- O ovo possui quantidade razoável de colesterol, especialmente concentrado na gema (100 g do ovo inteiro, cozido, têm 397 mg). Mas a proteína da clara é muito saudável, por isso o alimento perdeu a fama de vilão. Quem não tem problemas com colesterol pode comer uma unidade por dia sem culpa.

- As maioneses caseiras, feitas com ovos, são realmente ricas em colesterol. Mas não se preocupe com as versões industrializadas, que são feitas com óleo vegetal emulsificado.

- Modere o consumo de queijos amarelos, dando preferência aos brancos, como minas, ricota e cottage. Atenção: o requeijão é branco, mas pode conter colesterol, então é recomendável dar preferência às versões sem gordura.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/09/25/no-dia-mundial-do-coracao-26-nutricionista-da-dicas-para-reduzir-o-consumo-de-colesterol.jhtm

7 comentários:

Maria Célia disse...

OI Vice
Dicas super importantes, ainda mais pra mim, que tomo sinvastatina pra abaixar o colesterol.
Bjos

Renata disse...

Vi, meu anjinho, as dicas são ótimas!!!!Mas em meu caso preciso é de puxão de orelha mesmo...,pois além de ser da área da saúde, eu só apronto com minha dieta rssss, depois não sei o porque do meu fomatinho,né hihihi!!!!Uma semana abençoada pra vc e família,fiquem com Deus!!!!Bj gde,Rê.

welze disse...

Oi minha linda, que beleza de postagem . Não é à toa que eu prefiro um torresminho ao camarão. He he he

Trainee de Cozinheira disse...

Oi Vice, gostei das dicas, apesar de ter problemas de saúde, o meu coração ainda anda firme e forte, ainda bem!bjs
Maura

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

E na maioria das vezes a gente nem se da conta né de cuidar do pobre....

bjsssssssssss

Anônimo disse...

Good day!This was a really magnificentsuper theme!
I come from usa, I was fortunate to approach your website in google
Also I get much in your Topics really thanks very much i will come daily

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi amiga, querida!Muito úteis as dicas!
Interessante que no Antigo Testamento Deus recomenda não ingerir gordura de origem animal!!! Quantos anos antes das pesquisas! Mas se Deus falasse em colesterol naquela época ninguém entenderia...rsrsrs; então apenas disse para não comer!
O camarão também está na lista de alimentos impuros do Antigo Testamento!
Por isso eu sempre digo, tudo que na Bíblia parecer sem lógica, é porque a Ciência ainda não conseguiu descobrir!!! Fantástico!
Vice, quando começo a falar da sabedoria de Deus, fico empolgada e não quero parar...rsrs.
Beijinhos, amiga!

COLETÂNEA DE LOMBOS SUINOS

00:00 = VÍDEO 1: BIFE DE LOMBO SUÍNO À MILANESA HUMMM Dias atrás resolvi fazer estes bifes de lombo suíno à milanesa, ficaram muito sabor...