terça-feira, 29 de junho de 2010

Também tenho uma Astrapéia...





Gente, dias atráz a querida Glorinha do cafecomglorinha mostrou a Astrapéia que ela tem em casa, lindaaa, então eu disse a ela que na porta da minha casa o maridão plantou uma e também estava toda florida e que eu ia postar a minha também aí vai para ela e vocês verem como está toda florida e linda também, e cheia de abelhas rsrs


Astrapéia - Dombeya wallichii

Nome Científico: Dombeya wallichii
Sinonímia: Astrapaea wallichii
Nome Popular: Astrapéia, Dombéia, Astrapéia-rosa, Flor-de-abelha
Família: Malvaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Madagascar
Ciclo de Vida: Perene

A astrapéia é uma arvoreta ou arbusto de ótimas características ornamentais, que se espalhou pelo mundo por sua exuberância e popularidade. Ela apresenta ramos pubescentes, e porte pequeno para um árvore, alcançando cerca de 2 a 5 metros de altura. As folhas são grandes, cordiformes, perenes, de cor verde brilhante e pubescentes na página inferior. As inflorescências surgem no outono e inverno, e são umbeliformes, sustentadas por longos pedúnculos, pendentes, globosas e com numerosas flores de cor rosa a avermelhada, ricas em néctar e delicadamente perfumadas. Produz frutos do tipo cápsula, que se dividem em cinco partes.

A astrapéia é uma árvore de rápido crescimento e baixa manutenção, que se destaca principalmente em plantios isolados, mas que pode ser parcialmente sombreada por outras árvores ou construções. As inflorescências pendentes atraem muitas abelhas e possuem perfume agradável e suave, que lembra o côco. As flores velhas permanecem nos ramos, adquirindo uma cor amarronzada e devem ser removidas para um melhor aspecto da planta. Além disso essas flores velhas podem desprender um odor desagradável e atrair moscas. Com podas regulares de formação, é capaz de adquirir porte e formato arbustivo. Há diversos híbridos comerciais disponíveis.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Sendo de clima subtropical, a folhagem da astrapéia não é muito resistente a geadas fortes. Fertilizações na primavera e verão estimulam um crescimento saudável e florações exuberantes. Multiplica-se por sementes e mais facilmente por alporquia e estaquia de ramos semi-lenhosos ou de ponteiros.

http://www.jardineiro.net/br/banco/dombeya_wallichii.php

14 comentários:

Fla disse...

Que árvore mais linda, nunca tinha visto!
Bjs

welze disse...

que delícia ter a natureza tão pertinho assim. linda, linda Bom dia!

Laura Lucia disse...

Vece,
Belíssima a sua Astrapéia. Nunca tinha visto e adorei ficar olhando para a árvore e as flores. Dá uma paz...
Foi ótimo você ter fotografado e postado aqui para a gente ver. Obrigada.
Beijocas

Adriana disse...

QUE LINDA.NUNCA TINHA VISTO ,ACHO QUE EM FRUTAL NÃO TEMOS DESTAS!
BOA SEMANA

Maria Inês Feijó disse...

Muito linda!!!!!!!!Parabéns por ter o privilégio de ter esta beleza em frente de casa!!Bjão

ELIANE TAVEIRA disse...

Lindas flores!!! Amo a cor rosa...
Belíssimas...
Bjos

Eliane

Ana disse...

Oi Vice!
Q. linda sua árvore...,é tudo de bom uma árvore florida na porta de casa.A minha é aquela chamada Murta
as flores são miúdas.
Uma ótima noite e abençoada semana.


Ana.

Rachel disse...

Que linda Vice...mas e as abelhas não incomodam não, vi aí em alguns cachos aquelas pretinhas que quando picam dói pacas...rsrsrs!
Bjuss!!!

Juliana Melo Rodrigues disse...

Vizinha, eu quero agradecer de coração pelas belas palavras que escreveu. É para isso que existem os vizinhos! Eu rezo por você todos os dias e hoje, quarta feira, colocarei seu nome na caixinha de pedidos. Para que Deus lhe ilumine cada dia mais.

Eu também sou apaixonada pela natureza, meu pai disse que eu deveria morar num sítio de tanta planta quem tem meu quintal.

Parabéns pelo blog!
Cada dia algo diferente e original!

Beijos e fique com Deus.

Cherry Blossom disse...

Olha só Vice!
Domingo passado num passeio com minhas tias paramos em frente de uma árvore tão linda como essa sua e ai pensamos (eu e as tias) - Que coisa mais linda! - Como vamos descobrir o nome dessa árvore agora?
"ASTRAPÉIA"!!!Agora eu já descobri!E vou contar para elas.
beijinho

Anônimo disse...

It took me a while to search online, only your site unfold the fully details, bookmarked and thanks again.

- Lora

Anônimo disse...

Man, really want to know how can you be that smart, lol...great read, thanks.

Anônimo disse...

Olá! Será que você poderia me vender sementes ou mudas dessa planta.

ronaldopda@gmail.com

Anônimo disse...

Há uma astrapéia não longe aqui de casa. A primeira vez que a vi, fiquei boquiaberta! Além de belíssima, os pompoms parecem refeitórios de abelhas!

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso Olá pessoas queridas, hoje e em cima da hora, trago este panetone muito fácil de fazer. Ai...