segunda-feira, 5 de abril de 2010

Blogagem Coletiva... Hoje é o dia do Rosa...


A COR ROSA NA JOALHERIA.

Os tons de rosa têm imperado há algum tempo na Joalheria.
Vamos conhecer um pouco mais da cor que leva o nome da flor mais popular do nosso planeta!

Na mitologia, a rosa está associada ao deus Adônis, o amado de Vênus e, por isso, a flor (rosa) tornou-se o símbolo do renascimento do amor que sobrevive à morte - e à sua cor, consequentemente, também foi incorporado tal poder!
Acredita-se também que a cor rosa tenha o poder de serrar os lábios e acalmar o "calor" produzido pela ingestão de bebidas alcoólicas, impedindo que aquele que estivesse embriagado confessasse seus segredos.
Essa cor tornou-se o símbolo da reserva, da discrição, não só pelas crenças acima mencionadas mas, principalmente, por sua tonalidade suave, branda.

Na poesia trovadoresca, a rosa é um símbolo concreto do amor terreno, tangível.

A rosa é um elemento místico muito forte.
Lembremo-nos dela também como símbolo dos Rosa-cruzes, em que é utilizada juntamente a uma cruz.

No Cristianismo, por longo tempo, a rosa era a flor da virgem Maria, somente as virgens poderiam usar guirlandas de rosas, costume rigorosamente proibido para outras mulheres.

Na Maçonaria, a rosa tem atenção muito especial. Durante o funeral de um dos membros são colocadas sobre o túmulo três rosas, significando luz, amor e vida.

Na simbologia chinesa, a rosa está associada à juventude, por seu frescor e suavidade.

Entre diversos povos da Europa foi atribuída à rosa dignidade real, significando recuperação, generosidade. Gemas de cor Rosa

A natureza nos oferece algumas gemas nessa cor, variando desde o tom bem suave do quartzo rosa até os tons mais acentuados e fortes da Rubelita.

Quartzo Rosa: de um tom suave, podendo ser transparente ou translúcido. Essa gema carrega consigo um poder místico fantástico: a ela é creditada a capacidade de afastar energias negativas, cuidar do coração, do amor. Facilita a abertura do chacra cardíaco. Ajuda também a eliminar ressentimentos guardados. Indicada para pessoas que sofrem de stress e temperamento explosivo. É uma gema muito barata e abundante em nosso país, por isso não tem uma grande valorização.

Turmalina Rosa: pode variar de um rosa suave até o vermelho intenso, a chamada Rubelita. Em geral são gemas transparentes. São indicadas, segundo as correntes esotéricas, para pessoas que têm medo de se ferir no amor. Ajuda também a aceitar o passado. Acredita-se que estimule a fertilidade.

Rodocrosita: essa gema não possui a transparência do quartzo ou da turmalina, no entanto pode oferecer tons de rosa magníficos. Costuma apresentar faixas brancas em zigue-zague, mas os exemplares mais valorizados são aqueles que têm a cor límpida, sem desenhos. Essa pedra tem o poder de aliviar e acalmar o coração, influencia o processo criativo e estimula a intuição. Alimenta o amor próprio. Indicada para pessoas que sofram de problemas respiratórios.

Topázio Imperial: essa magnífica e cara gema é explorada, nos dias de hoje, apenas em uma localidade, na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Suas cores podem variar de um laranja suave (champagne) passando por tons de pêssego, salmão, ou um tom de "maçã" e seguindo para a beleza de um por de sol. Romântico, não? Pois é, esta gema é extremamente romântica e magnética. Desde o tempo dos egípcios foi associado a essa pedra o poder de afastar o mal; foi usada como amuleto, ligada ao deus Sol -Rá entre os egípcios e Júpiter entre os romanos. Dizem que tem o poder de abrir os caminhos para quem a leva no peito.

Kunzita: gematransparente que possui tonalidades de rosa-violeta, pertence ao grupo dos Espodumênios. Permite que quem a use tenha maior poder sobre suas emoções, dominando sentimentos como a mágoa, rancor, ressentimento, que atrapalham o crescimento espiritual. Indicada para pessoas com problemas circulatórios e nos rins. Possui o poder de eliminar a ansiedade pelo futuro, possibilitando amar sem grandes expectativas.

Morganita: pedra pertencente ao grupo dos Berilos. Sua cor pode variar do rosa delicado ao violeta. Tem o poder de curar males que afligem a garganta e fígado. Propicia a harmonia conjugal, aumenta a saúde e amor do casal. A Morganita é a pedra que "clareia" a visão daquele que ama, proporcionando um relacionamento racional, evitando os impulsos impensados da paixão.

Bem, agora é só escolher uma delas e preparar-se para estar na moda e em harmonia. Razões não faltam, o difícil é escolher entre tantas belezas, físicas ou esotéricas!!!
Boa sorte!

(*) Márcia Pompei - Designer de jóias e professora de joalheria e especializações no Atelier Márcia Pompei
http://www.joia-e-arte.com.br/cor_rosa.htm

Desculpem a demora para postar, hoje foi dia de médico, de ginástica, de fisioterapia, aaaaaaffffffeeeee!!!! quase não dei conta. rsrs
Jesussss me abana...

10 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Uhu Vice! Conseguiu postar antes de meia noite....mais um pouquinho e virava abóbora!
heheheh...tal qual a Cinderela, ainda deu tempo de dançar e mailar com o príncipe!
Lindo post...eu quero todas!!!!
Pedras rosas são lindas...principalmente se tiver alguns quilates segurando-as!
beijos cor de rosa pra minha Cinderela!Boa noite.

Glorinha L de Lion disse...

Uhu Vice! Conseguiu postar antes de meia noite....mais um pouquinho e virava abóbora!
heheheh...tal qual a Cinderela, ainda deu tempo de dançar e mailar com o príncipe!
Lindo post...eu quero todas!!!!
Pedras rosas são lindas...principalmente se tiver alguns quilates segurando-as!
beijos cor de rosa pra minha Cinderela!Boa noite.

Tati - Panelaterapia disse...

Oi Vice! Ando lerdinha com as visitas por falta de tempo mas sempre que possível dou um pulinho aqui p/ conferir as delícias! Adorei essa idéia da blogagem coletiva mas por falta de tempo não me informei muito sobre como funciona...mas estou adorando ver blogosfera toda rosa!!!
Bjs

Maria Inês Feijó disse...

Oi Vice!!Fiquei babando pela receita de fatias douradas..parece ser uma delícia!!!!!Bjão, uma ótima e cor de rosa semana para você!!!

Unknown disse...

Se eu tiver uma filha um dia acho que vou comprar tudo rosa, rsrsrs, amo essa cor!

Beijão querida.

Fla disse...

Ahhh eu amo rosa.
E adoro todas essas pedras...hehe.
Beijos

Unknown disse...

Muito bom o post hein amiga, o rosa é lindo e as pedras são maravilhosas!

Beijoca e linda semana =]

»¤Þ䵣䤫 disse...

Vice que show de aula, adorei saber tudo isso, não sabia nem 10% disso! Ameiiiii... o post! Bjinhos

Rachel disse...

Querida Vice,
Estive um tantinho afastada do blog e confesso que a postagem do bolo de tomates me passou desapercebida, apesar de que, depois que você contou que havia feito, tenha vindo várias vezes em busca dele.
Fiquei muito lisonjeada com suas palavras e agradeço o carinho e a atenção que você tem me dispensado nesses meses todos de blogagem.
Adorei ver sua postagem do rosa, são lindas todas as pedras rosa, apesar de a minha preferida ser a ametista (lilás), mas está valendo!
Um grande abraço e tenha uma ótima semana!!!

Luma Rosa disse...

Minha mãe adoraria uma jóia rosa! Ela sim ama de paixão tudo rosa!! Eu, só admiro!! Feliz dia rosa!! ou err, pós dia rosa!! (rs*) Beijus,

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso Olá pessoas queridas, hoje e em cima da hora, trago este panetone muito fácil de fazer. Ai...