domingo, 22 de novembro de 2009

Quarta feira foi dia do Pastel!!!












D. Sofia em Alfenas (sogra do VR) é uma boa pedida pra convidá-la a fazer alguma coisa em maior quantidade para reunir a família (coisa que adoro). Então pensei: vamos fazer uma "pastelança"? e ela topou! Lá fomos nós duas, mais ela do que eu, rsrs, a fazer os pastéis.
Primeiro ela fez a massa, coisa que ela faz muito bem, eu preparei os recheios e montei o cilindro para abrir a massa. Recheio de carne moída, palmito e queijo.
Fizemos mais de 100 pastéis, comecei contando, depois perdi a conta rsrs, cansei.
Passamos a tarde de quarta feira na lida com os tais pastéis, mas o melhor disto foi ver cada um deles (filhos, marido) chegando do trabalho, as crianças da escola e com os olhinhos brilhando de ver tanto pastel. Depois nos reunimos em volta da mesa para apreciar tais pastéis, foi um café da tarde delicioso, coisa que não tem preço, só quem sente pode falar como isto é gratificante, eu adoro (pena que esqueci de fotografar a turma na mesa se deliciando) mas eu tbm estava lá rsrs.

Receita da massa:
1 kilo de farinha de trigo
1 colher de (sopa) sal
1 xícara de café de aguardente (pinga)
2 ovos
1 concha pequena de óleo
Água fria até o ponto de poder abrir no cilindro ou no rolo.

Modo de fazer:
Coloque a farinha em uma vasilha, faça um buraco no meio acrescente a pinga, os ovos, o sal e vai colocando a água aos poucos até a consistência de abrir.
Deixe descansar um pouco.
Abra com um rolo ou cilindro e monte os pastéis.

Recheio de palmito:
Refogue 1 cebola pequena e um dente de alho amassado em um pouco de óleo, coloque o palmito picadinho, tomate picadinho e refogue bem. Sal a gosto, cheiro verde a gosto, deixe cozinhar um pouquinho. Não precisa de água porque o tomate tem muita água.

O recheio de carne moída tbm faz como acima, só que em vez do tomate acrescentamos batatinha picada.

21 comentários:

Tiago Lopes disse...

Excelente.... só de olhar para esse recheio deu vontade de comer!

Anakoelho disse...

Olá Vicentina!
Q. ESPETÁCULO DE PASTEL,TÔ AQUI COM ÁGUA NA BOCA,FIQUEI COM VONTADE...SERÁ Q. FICA BOM SEM PASSAR NO CILINDRO?VOU ANOTAR SUA REEITA PARECE SER MTO BOA!
ÓTIMA SEMANA PRA VC.


ANA.

Maria disse...

Vice,
Menina fiquei morrendo de vontade dos tais pastéis....Deveriam estar maravilhosos e saborosos...Reunião assim eu também quero estar...
bj

Trainee de Cozinheira disse...

Oi Vice

Menina vc me pegou!, adoro pastéis, mas não gosto do cheiro da fritura que fica em casa.
Delícia!!
bjs

Maura

Pat idéias disse...

Oi Vicentina...
Estou maravilhada com seus pratos que só de olhar nos deixam com agua na boca....Parabéns....Já anoteino meu caderno de receitas.
Beijos!!!!!

Lourdes Sabioni disse...

Ai Vice que delícia!!!
Adoro pastel caseiro!
Tá gostando de ler o Jamie?
As fotos são lindas né?
Bjs

Valéria disse...

Nossa, Vice, agora você pegou pesado, pastel ninguém, NINGUÉM mesmo resiste!!!!! É a delícia das delícias. Ainda bem que ontém comi na feira, senão estaria em desespero agora, rsrsrs.
Achei lindo você narrando o carinho para fazer tudo e juntar a família à mesa. Muito lindo!
Beijinhos e uma ótima semana.
Valeria

Rachel disse...

Hummmm, fiquei com água na boca, pena que não tenho um cilindro e abrir a massa na mão não dá, né?
Mas quem sabe quando ganhar um, por enquanto me contento em ir de vez enquando numa pastelaria daqui, muito boa por sinal, claro que não é nem sombra de dúvida igual a estse feitos com tanto carinho! Bjuss!!!
Ótima semana pra você querida!!!

Cherry Blossom disse...

Vicentina! Mas que "pastelança" mais boa!..ahahaha...Será que esse pastel é daqueles mais massudinhos como eu comia quando morei em Minas (BH)? A massa de São Paulo é diferente. Eu vou me aventurar a fazer uma hora dessas!
Um beijo e uma linda semana pra você!

Eu Mulher disse...

Olá florzinha querida!!

Eu sou louca por pastel.... já vou logo anotar a receita.

Obrigada por seu carinho lá no meu blog.


Beijos e ótima semana.

Renata disse...

Querida Vice, seus pastéis estão de dar água na boca...que delícia!
Receita ótima, mas requer animação...rssss...Uma boa semana pra você!

Maria Elisa disse...

Mãe,
tava bom demaaaaaaaaaaaaaaaais!!!
hihihihi

Tatiana disse...

Deu água na boca amiga!!! Não posso!!!!!
Bjs

Iliane disse...

migaaaaa..eu me rendo a um bom pastel!!"!deixo qualquer coisa só para comer!!!esses seus estão lindos..e areceiuta maravilhosa..queria mesmo é tá ai para comer alguns..bjus..li

welze disse...

adoro pastel, e o dia de pastelança é sempre uma festa. deu água na boca. Tem uma mensagem pra vc no gostosuras. boa semana

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que delicia de pastel Vice, assim vc me mata de vontade aqui! Tô passando pra avisar que deixei uma declaração de afeto pra vc lá no meu blog amiga! Passa lá pegar! Grande beijo!

Paula Pacheco disse...

Vice amei a receita do pastel e que recheio espetacular nham nham nham...
bjs e otima semana
paula

Cristina disse...

Oi Vicentina
Esta foto com os pasteizinhos prontos deu foooooome!
Também gostei do seu blog!
Obrigada

Tânia disse...

Amiga...eu amo pastel!!!
Que lindos que ficaram os teus....sequinhos!!
Bjs

Vicentina disse...

Tiago, Ana, Maria, Maura, Marcinha,
Lourdes, Valéria, Rachel, Cherry, Ana, Renata, MElisa, Tatiana, Iliane, Welze, Paula, Paula Pacheco, Cristina, Tânia.
Obrigada amigos pela visita, vcs são sempre bem vindos, voltem sempre.
Quanto a massa podem abrir com o rolo é só abrir bem fina que fica bom.
Bjs a todas

Fabiana disse...

Vicentina,
Que delicia de pastel.
amanhã é quarta, dia de feira aqui na minha rua...acho que o seu post, veio em boa hora...sr.s...
bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...