terça-feira, 11 de maio de 2010

Favada





Estava com um pacote de favas no freezer e ainda do ano passado, pensei que não estaria boa, e conversando com uma visinha (a Jacira) falei com ela que talvez jogasse fora, então ela me disse que ela guarda até por mais tempo que eu poderia fazer. Então resolvi esperimentar e ficou deliciosa.
Aqui em casa todos gostamos muito de fava do jeito que fizer todos comem e adoram, aí retirei a fava do freezer e coloquei de molho para descongelar.
E ja tem mais 2 pacotes de fava no freezer que comprei na feira na quarta passada para fazer um outro dia rsrs isto é que é gostar de favas rsrs, mas não vou as favas... só como...

Ingredientes:
1/2 kilo de favas verdes
2 linguiças calabresas
2 paios
Sal
3 dentes de alho amassados
1 cebola pequena picadinha
Cheiro verde picadinho
1 litro de agua
3 colheres de óleo

Modo de fazer:
Coloquei a fava de molho escorri a água, aferventei, escorri também esta água. Levei a cozinhar em panela de pressão, com o litro de água da receita por mais ou menos 20m.
Enquanto a fava cozinhava levei a calabresa e o paio picados em rodelas, e na pressão para dar uma fervura de uns 15m, mais para tirar o excesso de sal e dar uma amolecida sem ficar muito mole.
Depois da fava cozida e as linguiças aferventadas, frite em uma panela grande a cebola e o alho, coloque a fava amasse-a um pouco, com o macete de feijão, e coloque a agua do cozimento, junte as linguiças prove o sal caso precise acrescente.
Deixe ferver um pouco para pegar gosto e pode se quiser colocar uma concha da água das linguiças (eu coloquei)
Na hora de servir coloque o cheiro verde, sirva com arroz branco e uma saladinha de tomates e não precisa mais nada é bom demais.

11 comentários:

Figos & Funghis disse...

Que delíiiiiiiiiiiiicia Vice! Eu amo feijões e favas de todos os tipos, e este me lembrou a favada que minha mãe faz, ficou lindona! A foto dá muita fome!
Bjinhos

Federica Simoni disse...

deve essere buonissimo!! complimenti!!

Unknown disse...

Amiga ficaram muito boas....eu também as guardo de um ano para o outro.Bjoooooo)

Drika disse...

Eu adoro uma fava. Que delícia!

Fla disse...

Nunca comi fava Vice, tenho visto em vários blogs. Estou com vontade de provar.
Bjs

® disse...

Ah!Vih!
Que delícia...eu tb amo favas...feijaozin...:)
Ainda bem que cumadi Jacira não te deixou jogar fora...pensa...
E o prato ficou com uma apresentação linda, viu?!
Um bejim,
da Vinni

Trainee de Cozinheira disse...

Oi Vice, vc sabe eu nunca provei fava, deve se parecido com feijão.
Mas com esse tempero que vc colocou deve ter ficado delícia bjs
Maura

Vó Sofia disse...

Tbm adoro fava, faço so de vez em quando pois só eu que como.
Esta sua ta com cara muito boa.
Bjs

Renata disse...

Vice, que delícia, um dia tentarei fazer!Fique com Deus,minha linda!!!Bjs,Rê.

orvalho do ceu disse...

Olá, cozinhar é mesmo um gesto de amor... Requer atenção, vc posta com delicadeza sua culinária.
Gotomuito de todo tipo de grão.
Passo também para convidar vc a participar da BLOGAGEM COLETIVA ESPIRITUAL que está pré lançada no meu post de hoje e darei pistas amanhã.
Vc tem muito a nos acrescentar, de qualquer temática podem surgir conceitos de Espiritualidade.
Entretanto, fique à vontade!
Bj no seu coração.

welze disse...

com esse friozinho é tudo demais da conta de bom. bj

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso Olá pessoas queridas, hoje e em cima da hora, trago este panetone muito fácil de fazer. Ai...