terça-feira, 19 de novembro de 2013

Bolo Super Fofo de Vinagre



Fofinho acompanhado de um queijinho mineiro.

Sábado dia de fazer quitandas, parti para os bolos, um que já fiz outras vezes, e já coloquei aqui, o outro vou passar pra vocês a receita. Gostei muito deste bolo, fica leve,  e é fácil de fazer. Ótimo para acompanhar um chá ou um cafezinho bem quentinho.
A receita peguei lá no lindo blog  da amiga Teresa Newman
Obrigada Teresa, o bolo é delicioso!

Vamos a receita:
3 ovos
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de água
1 1/2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de vinagre branco
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:
Bater os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento.
Por ultimo, adicione o fermento e misture bem.
Levar a assar em forma untada e enfarinhada.

                     -------------------------------------------------------------------------

Além de usarmos o vinagre na cozinha ele tem outras utilidades veja:

21 utilidades do vinagre




(Foto: Divulgação)
O vinagre é conhecido como o tempero de cheiro e sabor mais fortes para a salada, contudo, poucos sabem que ele possui 1001 utilidades tanto para a casa quanto para a beleza. Por ser mais barato, ele pode substituir diversos produtos e protagonizar receitas caseiras para o cabelo, a pele, a garganta, os móveis... Conheça 21 dessas 1001 propriedades do líquido:

1.Sabe quando você se machuca e fica aquele roxo esverdeado horrível? Pois é, pode parecer a pior ideia do mundo jogar vinagre na região, mas, na verdade, não é! Vinagre gelado em hematomas provocados dos por pancadas (sem ferimentos) desincha o local machucado e evita o aparecimento dessas manchas indesejadas.

2. Entre tantas receitas caseiras para amenizar a dor de garganta, essa é uma: use uma compressa quente de vinagre com água e sal para minimizar a inflamação (são 2 colheres de sopa de vinagre e meio copo de agua morna para um gargarejo repetido 4 vezes ao dia).

3. Use o vinagre branco nos fios para combater a caspa. O ideal é aplicar no banho após a higienização do cabelo, passar nas madeixas, deixar por 10 minutos e lavar em seguida.

4. Quem sofre com pele oleosa e não quer gastar fortunas com produtos tônicos toda semana pode passar vinagre no algodão e aplicar na pele para remover gordura e células mortas. Ainda assim é indicado um sabonete ou um tônico com alguma frequência para reduzir a oleosidade.

5. Para limpar o chão, jogue vinagre puro na área e passe pano. Ele remove a sujeira e também afasta formigas e moscas do local.

6. Use para desinfetar o vaso sanitário.

7. Aproveite os finais de semana para higienizar os calçados usados durante a semana. Passe vinagre em todos que foram usados na semana e coloque no sol, isso evitará que eles acumulem suor e criem fungo.

8. Vidraças: solução de vinagre e água morna limpa não deixa riscos nem marcas. Até vidros leitosos devem ser limpos com papa de vinagre e sal grosso.

9. Lustra móveis natural? A solução de vinagre, terebentina e óleo de vinhaça em partes iguais elimina os riscos na madeira e  ainda devolve o brilho natural.

10. Cera de vela na madeira deve ser amolecida com secador de cabelo, removida com papel absorvente e, adivinhe! Em seguida, lave o local com vinagre.
11. Algum tecido manchou e você não encontra o removedor ou a caixa de Vanish? Uma solução diluída de vinagre remove as manchas eficientemente. Colarinhos encardidos, se receberem uma pasta preparada com soda e vinagre, ficam completamente limpos após a lavagem.

12. Bordados que podem desbotar: passe a peça pelo avesso com um pano umedecido em vinagre por baixo e as cores voltam a brilhar como por magia!

13. Substitua o amaciante por algo mais natural e barato: o vinagre. Usando o produto na lavagem, as roupas ficam frescas, macias e cheirosas e peças de lã não ficam felpudas quando enxaguadas em água com vinagre.

14. Fixação de cores: Lavou as roupas e os tecidos e os tons ficaram desbotados, com cara de envelhecidos? Esses mesmos tecidos coloridos não desbotam se mergulhados em vinagre antes da lavagem.

15.As flores permanecem frescas por mais tempo se a água do vaso contiver duas colheres de sopa de vinagre e outras duas de açúcar.

16. Limpar talheres: para que os talheres brilhem, coloque uma vez por semana num recipiente com água umas gotinhas de cândida e vinagre de álcool. Deixe de molho por toda a noite e enxágüe no dia seguinte. Pode ser usado na máquina de lavar louças como produto para dar brilho.

17. Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e vinagre.

18. Conheça a solução caseira para higiene dos colchões: misture em proporções iguais lisorform, álcool, vinagre e água. Coloque num borrifador, retire as fronhas e os lençóis e borrife sobre os colchões e os travesseiros pela manhã, antes de abrir as janelas dos quartos para ventilar. Deixe agir por uns 20 minutos e só depois abra as janelas para ventilação. Leve os travesseiros ao sol e os colchões também, se possível. Este procedimento faz uma higienização completa dos fungos e ácaros, minimizando as alergias respiratórias.

20. Remova o mofo do rejunte dos azulejos do banheiro aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.

21. Para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Pãezinhos de Sal




Não, eu não esqueci de vocês e nem deste cantinho, acontece que muitas coisas acontecendo, e meu tempo todo ocupado. Acho mais fácil ir no Face, visitá-las.
Tudo vai se ajeitar se Deus quiser.
E também fazendo algumas costurinhas (panos de prato) nos pedacinhos de hora que sobram, depois mostro pra vocês.

Meus queridos,estes pãezinhos faço quase todo sábado aqui em casa, já postei no bloguito várias vezes. Cada vez enrolo de um jeito diferente para variar, rsrs. Tem vezes que faço bolinhas outra, enrolo assim como este.
São práticos fáceis de fazer, e deliciosos.
Quando enrolo redondo, gosto de colocar um pedacinho de queijo fresco por dentro, fica muito bom.
Outra coisa, quando quero fazer uma quantidade maior aumento o tamanho do copo de leite e acrescento mais um ovo, este fiz quantidade maior. 
Renderam 31 pãezinhos.

Ingredientes:
2 envelopes de fermento seco
1 copo (tipo requeijão) de leite morno
1 colher de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
Bata no liquidificador alguns minutos, e deixe crescer dentro dele mesmo.

Depois de crescido:
3 ovos
1/2 copo (tipo requeijão) de óleo
1 colher (sopa) de sal
Coloque no liquidificador e bata mais alguns minutos, juntamente com a mistura acima.

Depois de bem batido coloque tudo em uma vasilha onde possa amassar bem.
Vá adicionando farinha de trigo até o ponto de poder enrolar, deixe descansar uns 10 m. Enrole como gostar e vá colocando em assadeira (eu não costumo untar nem polvilhar farinha).
Deixe crescer, passe gema e polvilhe orégano.
Asse em forno moderado 160/180 graus.
A casa fica toda perfumada com cheirinho de quitanda assada e orégano.


domingo, 3 de novembro de 2013

Pudim de Claras






Mais uma receita com ovos.
Vi tanta receita de Pudim de Claras na net que fiquei com muita vontade de fazer, passei dias juntando claras, e congelando para dar a quantidade que ia precisar.
Este meu andou quebrando ao tirar da forma, só fotografei o lado mais certinho kkkkkk (não sou boba né)
Receita retirada  daqui

Ingredientes:
6 claras em neve
5 colheres de açúcar
Raspas de limão siciliano

Caramelo:
Fiz do meu jeito:
1 xícara de açúcar
1/2 de água


Modo de fazer:
Bata as claras em neve. Misture o açúcar aos poucos e bata bem até ficar bem firme.
Levar a assar em banho-maria em forma caramelada em forno pré aquecido, por uns 40m + ou - ou até ver que está assado. Desenforme somente depois de frio, para não acontecer como o meu que quebrou ao desenformar. Forno brando pra evitar de queimar


Caramelo:
Leve ao fogo o açúcar e a água, em panela tampada (pra não sujar seu fogão, com os respingos) mas sempre olhando pra não queimar. Quando começar a amarelar retire e espalhe na forma que vai o pudim.  
Simples demais esta calda.


Beijos e Bom Domingo a todos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...