quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pudim de Pão - Mais Você




Ingredientes:
1/2 litro de leite (ou 3 copos americanos)
1 1/2 pãezinhos se sal (coloquei 2 pãezinhos)
4 ovos
2 copos rasos de açúcar (até a risca do copo)
2 colheres de coco ralado (coloquei por minha conta)

Modo de fazer:
Colocar o leite fervendo sobre o pão picado, mexer bem e deixar esfriar um pouco, e leve ao liquidificador com os outros ingredientes e bata bem.
Coloque em forma de pudim caramelizada e leve a assar em banho Maria + ou - 1,20 hs.

Este pudim é delicioso, fica parecido pudim de leite condensado, quem comeu nem ficou sabendo que era de pão, vi a Ana fazer no Mais Você e pensei vou fazer (sempre temos sobras de pão em casa)
Fiz algumas modificações, coloquei mais 1/2 pãozinho porque achei que poderia ficar muito mole, e como era a primeira vez que estava fazendo, não queria estragar a receita, achei que ficou no ponto, e coloquei também coco ralado, para dar um sabor mais gostoso e valeu a pena, o coco deu um "thannn" a mais no pudim rsrs. Fiz também uma calda de açúcar e coloquei nela anis estrelado e uma folhinha de melissa, ficou no ponto.

Viram que tem um parafuso na minha fôrma? foi o marido que colocou, porque uma vez assei um pudim dentro do forno e queimou a pecinha que tinha naquele lugar, ficou um buraco rsrs, sem a ela, poderia entrar água no pudim.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Risoto de Provolone e Manjericão


Ingredientes:
Arroz arbóreo e suficiente (usei 2 xícaras do comum)
Provolone ralado (aproximadamente 200grs)
1 litro de caldo de frango (aproximadamente)
1 dente de alho
1 colher de manteiga para refogar (usei óleo de milho 2 colheres)
5o grs de manteiga para finalizar (coloquei uma colher)
1/2 cebola picadinha
Manjericão a gosto picadinho (coloquei 1/2 xícara rasa)
Sal

Modo de Fazer:
Refogue o alho e a cebola em 1 colher de manteiga. Coloque uma pitada de sal para que a cebola solte água e fique bem macia.
Em fogo baixo, adicione o arroz sem lavar. Refogue um pouco adicione uma concha de caldo de frango. Mexa bem até que o arroz absorva todo o caldo. Repita o procedimento mais 2 vezes. Adicione o resto do caldo de modo que cubra o arroz. Deixe a panela meio tampada e mexa de vez em quando, para o arroz não grudar.
Acerte o sal, mas lembre-se que o queijo é salgado.
Cozinhe até ficar macio.
Adicione o provolone ralado e a manteiga e mexa até que tudo fique incorporado.
Abafe alguns segundos e sirva.
Ficou delicioso.
Tirei daqui:

Uma semana florida, de muita paz e alegrias a todos.

domingo, 26 de setembro de 2010

26 de setembro - Dia mundial do Coração


Imagem:
http://www.afh.bio.br/cardio/Cardio2.asp

Uma porção de 100 g de ovo cozido tem 397 mg; veja aqui o teor de outros alimentos
Você sabia que o bife de fígado contém mais colesterol do que o ovo? E que 100 gramas de camarão cozido têm mais do que a mesma quantidade de toucinho frito? Controlar a quantidade de colesterol no dia a dia exige informação e um pouco de matemática. Neste Dia Mundial do Coração (26), a nutricionista clínica Maria Beatriz Ross, do Hospital do Coração, em São Paulo, dá algumas dicas de como evitar excessos:

O colesterol é um tipo de álcool presente nos produtos de origem animal. "A gente consome colesterol, mas também o produz", esclarece a nutricionista. O componente é essencial para o bom funcionamento do organismo. No entanto, pessoas que apresentam níveis elevados de colesterol ruim (LDL) no sangue têm de controlar a alimentação e, em alguns casos, aliar a dieta ao uso de medicamentos.
Ross ensina que o recomendável é não consumir mais do que 300 mg de colesterol por dia. Como nem sempre é possível andar com tabelas e calculadora à mão, a nutricionista dá alguns conselhos para reduzir a ingestão de colesterol durante as refeições:

- Tire sempre a gordura aparente das carnes.

- Ao consumir carne vermelha, dê preferência aos cortes mais magros, como patinho, lagarto e filé mignon. Em relação às aves, evite a pele.

- Embora seja rico em ferro e importante na dieta de quem sofre de anemia, o fígado bovino contém muito colesterol. Tome cuidado.

- A carne de porco não é vilã, como muitos pensam. Cortes como o filé mignon e o lombo são bem pobres em colesterol. Mas, como a gordura é o que dá sabor às carnes, servir os cortes magros com molho pode ser necessário.

- Alguns crustáceos são bastante ricos em colesterol, como é o caso do camarão (que contém 241 mg em cada porção de 100 g). Quem possui colesterol alto no sangue deve consumir com moderação.

- O ovo possui quantidade razoável de colesterol, especialmente concentrado na gema (100 g do ovo inteiro, cozido, têm 397 mg). Mas a proteína da clara é muito saudável, por isso o alimento perdeu a fama de vilão. Quem não tem problemas com colesterol pode comer uma unidade por dia sem culpa.

- As maioneses caseiras, feitas com ovos, são realmente ricas em colesterol. Mas não se preocupe com as versões industrializadas, que são feitas com óleo vegetal emulsificado.

- Modere o consumo de queijos amarelos, dando preferência aos brancos, como minas, ricota e cottage. Atenção: o requeijão é branco, mas pode conter colesterol, então é recomendável dar preferência às versões sem gordura.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/09/25/no-dia-mundial-do-coracao-26-nutricionista-da-dicas-para-reduzir-o-consumo-de-colesterol.jhtm

sábado, 25 de setembro de 2010

À Rô Freire...


Pessoas amigas, dias atrás recebemos no escritório do marido, a visita da Rô, blogueira daqui de Alfenas do blog rofreirecroche.blogspot.com. um blog muito bom, cheio de trabalhos maravilhosos feitos por ela mesma.

A gente se comunicava mas não se conhecia, então convidei-a para quando for no centro da cidade passar lá no escritório, e assim foi feito. Foi uma visita rápida, mas conversamos muito e passamos alguns minutos deliciosos.

A Rô foi acompanhada de seus dois lindos filhos, Bruno Felipe e Luís Gustavo.

Nesta foto estão ela e os meninos, d. Sofia (sogra do VRenato) e eu.

Rô fiquei muito feliz em te conhecer e saber que vocês são pessoas do bem, gente boa, humilde e de muita qualidade, já me considero sua amiga do coração.
Muitos beijos e espero que possamos nos encontrar sempre.
Grande abraço.

Quero desejar um excelente final de semana a todas(os) com muita paz e alegrias.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Batatas recheadas do meu jeito...





Dias atráz, tinha algumas batatas quase perdendo, já estavam esverdeando, então pensei vou aproveitá-las, mas como?
Cozinhei em panela de pressão, esperei esfriar fiz uma covinha dentro de cada uma e coloquei a polpa em uma vasilha. Nela acrescentei uma colher de creme de leite fresco, temperei com sal, uma pimentinha do reino moida na hora, cheiro verde e uma colher de queijo minas curado ralado, enchi as covinhas com a polpa temperada, cobri com queijo ralado e coloquei um pouco de ketchup.
Levei ao forno médio pré aquecido para derreter o queijo.
Ficou uma delícia.

Agradecimento...

Quero agradecer a todos amigos que vieram aqui para me comprimentar pelo aniversário do blog.
Muito obrigada.

Flávia - artenacozinha
Taís - saborear
Maria Inês -asreceitasfavoritasdoformigão
Maria Célia -mundodecissa
Maria - noveloscoloridos
Valéria - mundodaslinhas
Ionete - ivoneteartesanato
Lilian, a mãe do Gabriel -
Daniel - feitonahora
Leci Irene - lecirene
Iliane - cozinhadailiane
Rachel - nabiroskinha
Nane - vovoqueensinou
Welze - gostosurassemtravessuras
Jana - cantinhodajana
Tida - vovotida

Vocês são muito queridas assim como outras que por falta de tempo, ou outro motivo qualquer não puderam vir na festança.
Bjs e um Bom Dia...

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Aniversário do Blog...


recados orkut

Queridos e queridas, hoje meu humilde bloguito está fazendo 2 aninhos e é com muita alegria que venho aqui agradecer minhas seguidoras, as que comentam e as que não comentam tbm.

Vou contar um pouco da minha história virtual:
Um certo dia, passeando pela net a procura de uma receita, não me lembro qual era no momento, me deparei com um blog (eu não sabia que existiam blogs). Um outro dia tornando a procurar outra receita encontrei outro blog, comecei a me entusiasmar com aquilo, e sempre que entrava para ver alguma receita já ia direto aos blogs conhecidos. Fui ficando cada dia mais encantada com aquilo e um dia resolvi pedir pra Mere (minha filhota querida) fazer um pra mim, na época mais para guardar minhas receitas.
Mas hoje é com muita alegria que comemoro 2 anos de existência, com 58.718 visitas e 200 seguidores.

Podem ter certeza, é com muito orgulho e muito carinho por vocês que venho aqui agradecer e dizer a todas(os) que hoje sou uma pessoa muito mais feliz do que antes de ter este cantinho aqui, que divido com vocês.

Quero também agradecer aos meus filhos VRenato, LPaulo e MElisa e ao maridão que me apoiam e me ajudam muito. Sabem que não sei colocar as fotos no computador? Isto é servicinho para o super Vitor, que sempre que peço está pronto para colocar para mim.

Os filhos, cada um deles me ajuda sempre que preciso e Mere é meu braço direito e esquerdo rsrs.

Bem esta casa é de todos(as), entrem, vamos bater papo, tomar um cafezinho e hoje, como é dia de aniversário, vamos comer um pedaço deste bolo que peguei para dividir com todas(os).

Muito obrigada por vocês fazerem parte da minha vida !!!

Grande beijo no coração de cada um(a)...
Vice

E aqui vai um selinho em comemoração ao níver! Todos que quiserem podem pegar e levar pro seu blog!

Ovos...

Olá pessoas amigas, estivemos em NResende no sábado dia 11/09 em um casamento, foi tudo muito bom e bonito.
De lá trouxe estes ovos e queria mostrar para vocês são do sítio da minha cunhada, e são caipiríssimos rsrs e eu adoro... as quitandas ficam amarelinhas, lindas e com eles faço também um mexidinho com queijo e farinha de milho (qualquer dia posto aqui para vocês verem) para acompanhar o café da manhã e nós adoramos é delicioso.
Vejam só eles aí embaixo:






ET: Onde estão minhas seguidoras que ainda não se inscreveram para o sorteio? Até este momento só tem 31 inscrições estou feliz, mas quero ficar mais feliz ainda com todas participando. Estou esperando por vocês.

sábado, 18 de setembro de 2010

Para Glorinha!!!


Esta mensagem dedico a AMIGA querida Glorinha.
Querida seja muito feliz, e que esta data que se inicia seja para trazer muito mais felicidades e muitas experiências boas. E que seus sonhos sejam todos realizados.
Um grande abraço.


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Assado de Lagarto Delicioso...





Ingredientes:
2 quilos de lagarto
Pimenta do reino
1 xícara (café) de vinho branco
1 cebola média ralada
Salsa e cebolinha picadas
Sal a gosto
1/2 xícara (chá) de óleo
3 tomates sem pele e sementes
1 xícara (chá) de suco de laranja
1 tablete de caldo de carne dissolvido em 1/2 litro de água
1 lata de creme de leite
150 grs de mussarela
Queijo parmesão ralado
1 colher(sopa) de molho inglês
1 colher(sopa) de amido de milho dissolvido em 1/2 xícara de água

Modo de fazer:
Limpe a carne. Tempere fartamente com a pimenta, o vinho, a cebola, o cheiro verde e o sal.
Deixe neste tempero por algumas horas (deixei de um dia para o outro). Retire do tempero. Leve o óleo ao fogo numa panela, junte a carne deixe dourar de todos os lados. Acrescente os tomates, o suco de laranja, o caldo e os temperos em que a carne ficou descansando.
Tampe a panela (se for de pressão melhor) deixe cozinhando em fogo baixo por mais ou menos uns 40m.
Retire a carne da panela e reserve o molho.
Corte a carne em fatias finas mas sem separá-las.
Em cada corte coloque uma fatia de mussarela, e coloque a carne numa forma refratária, passe o molho que ficou na panela pelo liquidificador.
Engrosse com o amido de milho, junte o creme de leite e o molho inglês. Leve ao fogo para engrossar. Despeje o molho sobre a carne e polvilhe queijo ralado, e leve ao forno até derreter o queijo.
Esta carne é um pouco trabalhosa mas vale a pena, fica deliciosa.
Ah! amigas não deixem de participar do sorteio, estamos em clima de festa e quem faz a festa são vocês

terça-feira, 14 de setembro de 2010

2º Sorteio do Alquimia na Cozinha da Vice

Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
O blog está fazendo 2 anos, puxa, como o tempo voa!!! Parece que foi ontem que comecei a blogar!
Para comemorar esta alegria haverá um sorteio para presentear duas seguidoras! Eba!
É uma pena não poder presentear todas vocês, mas pelo menos desta vez duas terão a sorte de receber uma lembrança deste bloguito!

O Sorteio 1 será do livro Para comer com as mãos, da Pía Fendrik.
Vejam que legal:

Resenha sobre o livro no site da Americanas: Para comer com as mãos é escrito pela chef Pía Fendrik e traz receitas originais e de fácil preparação. Ideais para ocasiões em que se deseja receber amigos ou em encontros informais.

O Sorteio 2 será de utensílios para a cozinha.
Vejam:


Para participar dos sorteios basta seguir as regrinhas:

Regras/Como participar dos Sorteios:
- Ser seguidora do blog, as 190 já seguidoras(res);
- Preencher até o dia 29 de setembro (quarta-feira) seu nome e e-mail no box de inscrição;
- Morar ou ter um endereço no Brasil;
- Os sorteios serão realizados na quinta-feira, 30/09/10 e as sortudas serão acunciadas logo após;
- O Sorteio 1 será realizado através do Contest Machine;
- O Sorteio 2 será realizado através do Random.org utilizando os números das inscrições feitas no box;
- As sortudas deverão responder meu e-mail com os dados para envio dos prêmios até domingo, 03/10/10. Caso isso não açonteça, novos sorteios serão realizados.



Por favor, preencha corretamente seu nome, sobrenome e e-mail.
Não se preocupe, o endereço de e-mail só vai aparecer pra mim.

Boa sorte a todas!!!

PS: O comentários neste post NÃO valem para o sorteio. Tem que usar a caixinha aí em cima!

Olá!!!

Queridas(os) migas(os) do coração, estamos preparando aqui, Mere e eu um sorteio de aniversário, não fizemos antes porque ela não estava passando bem e ela é a minha ajudante.
Mas hoje se Deus quiser vamos lançar, são coisas simples mas só para comemorar o niver do blog.
Quero que todas participem.
Bjs

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Oláaaa!!!!




Desejo a todas(os) um maravilhoso final de semana, vou viajar, final de semana em NResende, vamos em um casamento, retorno se Deus quiser na segunda com novidades.
No dia 21 deste mês este humilde blog fará 02 anos de vida e vamos ter novidades aí pela frente!

Beijos a vocês

Carne Assada com Legumes




Dias atrás comprei uma peça de músculo 1 quilo e 400 grs, então pensei, vou fazer assada, temperei muito bem com sal, alho, cebola, vinagre, pimenta do reino, óleo, aceto balsâmico, e deixei dormir no molho. No outro dia cozinhei um pouco na panela de pressão, com o molho que ela ficou. Retirei e levei ao ao forno, médio coberto com papel alumínio até ver que a carne estava macia.

Descasquei, batatas e cenouras, cortei cebolas em 4 e coloquei tudo em uma folha de alumínio salpiquei Flor de Sal embrulhei e levei ao forno dentro de uma assadeira, deixei alguns minutos abri o papel e espetei um garfo vi que estava macio, retirei do forno.
Servi a carne assada com estes legumes assados, não pensei que ficaria tão saboroso como ficou, tanto a carne como os legumes.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Feijoada do dia dos Pais



No dia dos pais reunimos todos aqui em casa, então pensei vou fazer uma feijoada, é mais prático e todos gostam muito.
Olhem só o tamanho da panela rsrs

Ingredientes:
1 1/2 quilos de feijão prêto
1 1/2 quilos de paio
1 1/2 quilos de calabresa
1 quilo de costelinha de porco (preparada de véspera)
Folhas de louro
1 cebola grande picadinha
3 dentes de alho amassados
1/2 xícara (chá) de óleo
Sal o necessário
Cheiro verde

Modo de fazer:
Escolher e lavar muito bem o feijão, levar a cozinhar em panela de pressão, com a folha de louro, por 1 hora ou até ver que está cozido.
Tirar a pele das linguiças, picar e cozinhar separadas tbm em panela de pressão (assim ficam macias e o excesso de gordura fica na água do cozimento)
Em uma panela grande colocar o óleo, fritar a cebola e o alho refogar o feijão, acrescentar as linguiças e a costelinha, que já está cozida, deixar ferver bem, provar o sal, caso precise acrescente mais (mas muito cuidado as linguiças são muito salgadas).
Servi com arroz branco, couve picadinha refogada, farofa, laranja e um molho vinagrete e outro de pimenta que estava muito ardido rsrs.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Panqueca Americana do Daniel




Ingredientes:
Massa:
1 ovo
2 colheres (sopa) de óleo
1 embalagem de creme de leite (200grs)
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Margarina para untar

Doce de Maçã:
3 maçãs
Suco de 1 limão
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de canela em pó
Sorvete de creme para acompanhar (não usei)

Modo de fazer:
Bata no liquidificador o ovo, o óleo e o creme de leite. Junte a farinha de trigo e o fermento em pó.
Aqueça uma frigideira antiaderente untada com margarina. Coloque uma porção pequena de massa no centro.
Quando começar a formar furinhos na superfície da massa, vire a panqueca para deourar do outro lado. Repita o processo com o restante da massa.

Doce de maçã: Descasque as maçãs, corte-as em pequenos cubos e regue com suco de limão.
Coloque o açúcar, a canela e os cubos de maçãs em uma panela e leve ao fogo, cozinhe por alguns minutos.
Sirva as panquecas com o doce de maçã e sorvete de creme.

Receita tirada de um dos livros do Daniel Bork e é uma delícia.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Meus Livros de Receitas!!!




Há muito tempo estou com vontade de mostrar pra vocês de onde tiro minhas receitas. Tem aí livros de minha avó, da minha mãe e outros que eu mesma comprei, tem alguns velhinhos de páginas amareladas, outros novinhos, mas a maioria são velhos.
Mas nem todos estão aí, o último livro que comprei foi o D. Benta (1953), que não está aí junto porque faz algum tempo que fotografei estes, tenho também a coleção D. Benta atual e uma coleção de salgados, e algumas revistas do Daniel Bork que também não estão aí. E estou com vontade de comprar mais um que vi na livraria daqui de Alfenas rsrs, parece ser muito bom, será que vou dar conta de fazer tanta receita rsrs. Acredito que as amigas também gostam muito de livros de receitas como eu, cozinhando bem como vocês cozinham, só podem gostar.
Tenho visto receitas maravilhosas nos blogs de vocês, e tenho aprendido muito, tanto que já postei algumas receitas das amigas.
É muito interessante, as vezes a gente vê uma receita com uma cara de deliciosa mas não dá vontade de fazer, eu sou assim não sei se acontece com todas(os) vocês, comigo é assim.
Mas sempre repito as receitas, aquelas que todos gostam, os pães que os filhos gostam, as sobremesas que o marido gosta, e o que os netos pedem, etc.
Gosto muito de fazer pães, se pudesse faria todos os dias, aqui todos gostam muito.
Bem chega de papo.
Uma Boa Noite a todas(os)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Frango Assado Zezé



Ingredientes:
1 1/2 quilos de coxa e sobrecoxa (ou quantidade que necessite)
Maionese o quanto baste (usei de 1/2 quilo, mas sobrou um pouco)
1 envelope de sopa de cebola

Modo de fazer:
Lave e limpe bem o frango (eu costumo tirar a pele)
Passe na maionese envolvendo bem, depois disto na sopa de cebola, coloque em uma forma untada com margarina e disponha nela o frango. Leve a assar em forno médio preaquecido até dourar.

Este frango quem me deu a receita foi minha sobrinha Zezé, ficou muito bom, e confesso que farei outras vezes, todos gostaram muito. Achei muito prático, ótimo para fazer quando não se tem muito tempo e precisa de algo saboroso.
Queridas(os) Bom Dia a Todas (os).

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso

Panetone de Liquidificador Fácil e Delicioso Olá pessoas queridas, hoje e em cima da hora, trago este panetone muito fácil de fazer. Ai...